Teatro para quem?! A arte de teatrar para todos - Um estudo sobre acessibilidade cultural em espetáculos teatrais no RS

Autores

  • Izabel Cristina da Silveira FUNDARC - Fundação de Arte e Cultura de Gravataí

Palavras-chave:

Artes, Teatro, Inclusão, Cultura

Resumo

Este trabalho busca investigar, analisar e viabilizar diálogos, reflexões e percepções em torno do tema da acessibilidade cultural sob a óptica do contexto teatral no estado do Rio Grande do Sul, com um recorte pontual no município de Porto Alegre, capital do Estado, a fim de promover a inclusão social da pessoa com deficiência no âmbito cultural. Para tanto servem como suporte para análise, registros, pesquisa e observações de seis grupos de teatro do município supracitado e suas relações com o assunto em pauta, além de discussões das noções de deficiências, acessibilidade e Legislação vigente. 

Biografia do Autor

Izabel Cristina da Silveira, FUNDARC - Fundação de Arte e Cultura de Gravataí

Coordenadora do Departamento de Artes Cênicas da Fundarc em Gravataí; Diretora e professora de teatro na Cia Teatral Tem Gente no Palco; Pós Graduada em Acessibilidade Cultural pela UFRJ; Graduada em Licenciatura em Teatro pela UFRGS.

Referências

BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Campinas, SP: Hucitec, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização S.A., 1983.

BOSSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: BOSSI, A. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

BRASIL. Ministério da Cultura. As metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília: Ministério da Cultura, 2012.

Constituição Federal. 1988.

Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. 2008.

KASTRUP, Virinia; Vergara. Luiz Guilherme. Cegos e videntes se encontram no museu: da dicotomia à partilha do sensível. Inédito.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Martins Fontes, 1994.

Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para Inclusão de Pessoas com Deficiência. Nada sobre nós sem nós. Relatório final 16 a 18 de outubro de 2008. Rio de janeiro, Rj: ENSP/FIOCRUZ, 2009.

Plano Nacional de Cultura - Lei 12.343/2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Comunicação museológica e ação educativa inclusiva: mudança de paradigmas. In: Acessibilidade em ambientes culturais: relatos de experiências / Eduardo Cardoso, Jeniffer Cuty, Organizadores. Porto Alegre: Marcavisual, 2014.

VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.

WERNECK, Claudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: Editora WVA, 2009.

WERNECK, Claudia. Quem cabe no seu todos? Rio de Janeiro: Editora WVA, 2006.

Downloads

Publicado

26.12.2016

Como Citar

da Silveira, I. C. (2016). Teatro para quem?! A arte de teatrar para todos - Um estudo sobre acessibilidade cultural em espetáculos teatrais no RS. Revista Da FUNDARTE, (32), P.142 - P.162. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/428

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.