Vital Brazil e a autonomia (vital) para a educação
Palabras clave:
Educação brasileira, pedagogia do oprimido, Vital BrazilResumen
O presente artigo tem o objetivo de explanar de forma sucinta a biografia de Vital Brazil e relacionar suas contribuições na medicina com a educação brasileira. A educação, conforme é sabido, sofre defasagens consideráveis no cerne de alunos de escolas públicas que almejam adentrar em cursos superiores considerados, ainda hoje, elitistas, tal qual a medicina que nos serve de protagonista neste trabalho. Buscou-se, assim, conjugar a biografia de Vital Brazil com as colocações de Paulo Freire em "Pedagogia do Oprimido" concluindo que a autonomia e a perseverança do educando diante das opressões e obstáculos são de suma importância para a concretização e a construção do indivíduo.
Citas
BAPTISTA, Ana Maria Haddad. Educação, ensino & literatura – propostas para reflexão. São Paulo: Arte-Livros Editora, 2011.
BRAZIL, Lael Vital. Vital Brazil: vida e obra 1865-1950. Niterói: Instituto Vital Brazil, 2001. 56p. (Discurso proferido na solenidade de comemoração do aniversário de 80 anos do Instituto Vital Brasil, 11 set. 2000).
_________________. Vital Brazil Mineiro da Campanha. Uma genealogia brasileira. Rio de Janeiro: 1996. Versão atualizada para biblioteca virtual em maio de 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio Janeiro: Paz e Terra Editora, 2010.
Referências Eletrônicas
www.butantan.gov.br acesso em 20/07/2015.
www.vitalbrazil.rj.gov.br acesso em 26/07/2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.