PRÁTICAS AFRO-EDUCATIVAS EM DANÇA

POSSIBILITANDO DESCOBERTAS DE IDENTIDADES SOCIAIS E PATRIMÔNIOS CULTURAIS POR MEIO DA ARTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1713

Palabras clave:

Práticas Corporais Educativas, Cultura Afro-brasileira, Ancestralidade Negra, Processo de Criação

Resumen

Neste artigo, discute-se acerca de processos afro-educativos em Dança, avistando no horizonte a Lei 11.645/08, e a importância de sua aplicação em instituições de ensino, cuja intenção era ampliar saberes cognitivos, corporais, culturais e sociais antirracistas. Ao longo dos encontros, foram levados em consideração a relevância dos patrimônios culturais africanos e indígenas dentro de nosso território brasileiro, e de como eles são indispensáveis para afinar laços e proporcionar o reconhecimento de identidades étnicas. Através deste artigo, visamos lançar mão de um relato de experiência no fértil solo da dança, abarcando temas como processos de criação e ancestralidade.

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Biografía del autor/a

João Vítor Ferreira Nunes, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Salvador/BA, Brasil

João Vítor Mulato é indígena Potiguara (RN), artista e professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, atuando na Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), Campus Paulo Freire. Licenciado em Pedagogia (UNINASSAU), Teatro e Dança (UFRN). Especialista em Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida (UFRN), Ensino de Teatro (IFRN) e Artes (UFPel). Mestre (PPGArC UFRN) e Doutor em Artes Cênicas (PPGAC UDESC).

Citas

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Publicado

06/10/2025

Cómo citar

Nunes, J. V. F., & Danilo Kenuy Santos Almeida. (2025). PRÁTICAS AFRO-EDUCATIVAS EM DANÇA: POSSIBILITANDO DESCOBERTAS DE IDENTIDADES SOCIAIS E PATRIMÔNIOS CULTURAIS POR MEIO DA ARTE. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1713. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1713