DIÁRIOS DAS ENCHENTES

TRANSBORDAMENTO DO CONTEXTO SOCIAL DA MUSICOBIOGRAFIZAÇÃO

Autores

  • Ana Lúcia de Marques e Louro Hettwer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria/RS, Brasil / Universidade do Estado de Santa Catarian - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil https://orcid.org/0009-0006-4865-7126

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1691

Palavras-chave:

Educação Musical; Pesquisa (auto)biográfica; catástrofes (Auto)Biográfica; Catástrofes

Resumo

A partir do desafio de como retomar as aulas após as enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, é proposta uma pesquisa baseada nos diários de uma professora formadora de um curso de Música: Licenciatura Plena. A análise de dados aponta a importância do lúdico da prática musical como superação das tristezas geradas pela situação atípica. Além disso, são ponderadas algumas considerações sobre questões sociais e destaca a apatia de alguns alunos em relação a consequências sociais da tragédia. Sendo destacada a possibilidade para a formação de professores do despertar dos professores em formação para questões sociais. Pretende-se contribuir para os debates das pesquisas (Auto)biográficas em Educação Musical, da formação de professores de música e de metodologias de ensino em momentos atípicos.

 

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Biografia do Autor

Ana Lúcia de Marques e Louro Hettwer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria/RS, Brasil / Universidade do Estado de Santa Catarian - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Possui graduação em Bacharelado, mestrado e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991, 1995, 2004), Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas:Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação Musical, diários, narrativas de si, educação musical, formação de professores, identidades profissionais e cursos superiores de música. É líder do grupo de pesquisa NarraMus (Auto-narrativas de práticas musicais) certificado no CNPq e na UFSM desde 2006. É membro do Movimento (Auto)biográfico da Educação Musical no Brasil. Atualmente cursa pós-doutorado no PPGMUS da Udesc sob a orientação de Teresa Mateiro.

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

de Marques e Louro Hettwer, A. L. (2025). DIÁRIOS DAS ENCHENTES: TRANSBORDAMENTO DO CONTEXTO SOCIAL DA MUSICOBIOGRAFIZAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1691. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1691