DIÁRIOS DAS ENCHENTES
TRANSBORDAMENTO DO CONTEXTO SOCIAL DA MUSICOBIOGRAFIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1691Palavras-chave:
Educação Musical; Pesquisa (auto)biográfica; catástrofes (Auto)Biográfica; CatástrofesResumo
A partir do desafio de como retomar as aulas após as enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, é proposta uma pesquisa baseada nos diários de uma professora formadora de um curso de Música: Licenciatura Plena. A análise de dados aponta a importância do lúdico da prática musical como superação das tristezas geradas pela situação atípica. Além disso, são ponderadas algumas considerações sobre questões sociais e destaca a apatia de alguns alunos em relação a consequências sociais da tragédia. Sendo destacada a possibilidade para a formação de professores do despertar dos professores em formação para questões sociais. Pretende-se contribuir para os debates das pesquisas (Auto)biográficas em Educação Musical, da formação de professores de música e de metodologias de ensino em momentos atípicos.
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