ABORDAGENS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA ÁREA DA MÚSICA

UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1676

Palabras clave:

Movimento (Auto)biográfico da Educação Musical no Brasil, História de Vida, Pesquisa (Auto)Biográfica

Resumen

O artigo objetiva apresentar resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica quanti-qualitativa que analisou a produção acadêmica da área de Música que utiliza (ou tangencia) abordagens (auto)biográficas para o estudo de seus objetos de pesquisa, identificando direcionamentos teóricos e metodológicos adotados. Para isso, mapeou-se a produção acadêmica da área de Música que utiliza (ou tangencia) abordagens (auto)biográficas; sistematizou-se a produção bibliográfica a partir de informações contidas em seus resumos e foram analisadas as perspectivas teóricas e metodológicas adotadas por autores com produções acadêmicas recorrentes. Os resultados indicam que a área da Música tem avançado na discussão sobre abordagens (auto)biográficas para além de seus pressupostos históricos ou metodológicos, preocupando-se, cada vez mais, com o sentido dos termos trabalhados no conhecimento específico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Curso de Licenciatura em Música e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (GEMAB), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária.

Citas

ABREU, Delmary V. de. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Orfeu, v. 7, n. 1, 2022a. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/journal/147/1473163002/html/. Acesso em: 5 jan. 2024.

ABREU, Delmary V. de. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da Abem, v. 30, n. 2, e30202, 2022b. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1099/631. Acesso em: 5 jan. 2024.

ABREU, Delmary V. de. Musicobiografização: prática automedial em educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 08, n. 23, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16523/12896. Acesso em: 5 jan. 2024.

ALMEIDA, Jéssica de. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019a.

ALMEIDA, Jéssica de. Formação do educador musical: contribuições de uma abordagem (auto)biográfica. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 150-167, 2019b. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/37169/pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

ALMEIDA, Jéssica de. Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Revista da Abem, v. 29, p. 178-198, 2021a. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/883/603. Acesso em: 5 jan. 2024.

ALMEIDA, Jéssica de. Formação e experiência: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação. Revista Teias, v. 22, n. 64, p. 102-115, 2021b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/48697. Acesso em: 5 jan. 2024.

ALMEIDA, Jéssica. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Orfeu, v. 7, n. 1, p. 2-24, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21612. Acesso em: 5 jan. 2024.

ALMEIDA, Jéssica de; TEIXEIRA, Ziliane L. de O. Formação do professor de música: contextos e interfaces. Educação, v. 48, p. 1-47, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/67949/61157. Acesso em: 7 jan. 2024.

ALMEIDA, Jéssica de; TEIXEIRA, Ziliane. Movimento (Auto)biográfico da Educação Musical no Brasil: avanços e perspectivas. Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. 57, n. 57, p. 1-21, e1270, 2023. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1270/1425. Acesso em: 5 jan. 2024.

ALVES, Gislene de A. A pesquisa biográfica na investigação sobre o pensamento dos professores de música. In: XII Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2014a. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ernd/v1/papers/575/public/575-2568-1-PB.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

ALVES, Gislene de A. Pesquisa biográfica em Educação Musical: narrativas e (auto)biografias como abordagem de pesquisa da formação e atuação de professores de música. In: XVI Encontro Regional Sul da ABEM, 2014b. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersul/v1/papers/457/public/457-2462-1-PB.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Movimento (auto)biográfico da educação musical no Brasil: percorrendo brevemente sua primeira edição. Diálogos Sonoros, v. 1, n 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30965. Acesso em: 5 jan. 2024.

DEL-BEN, Luciana. (Para) Pensar a pesquisa em educação musical. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 24, p. 25-33, 2010. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed24/revista24_artigo3.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

GONTIJO, Millena B. T. Pesquisas em educação musical com abordagem (auto)biográfica: levantamentos iniciais para constituir o Estado da Arte. In: XV Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2018. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_erco/v3/papers/3261/public/3261-11319-1-PB.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

GONTIJO, Millena B. T.; ABREU, Delmary V. de. Abordagem (auto)biográfica na Educação Musical: o referencial teórico-metodológico de teses e dissertações. In: XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2019. Anais [...]. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/236/142 Acesso em: 5 jan. 2024.

LOURO, Ana L.; TEIXEIRA, Ziliane L. de O. A “narrativa de si” na pesquisa em Educação Musical: algumas reflexões a partir de uma disciplina de investigação. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

MADEIRA, Ana E. C.; MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: XXV Congresso Nacional da Abem, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana E. C. Neologismos entre a educação musical e a pesquisa (auto)biográfica. In: XXV Congresso Nacional da Abem, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1016/public/1016-4023-1-PB.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa; MARQUES, Mônica L.; MADEIRA, Ana E. C. Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical. In: XXV Congresso Nacional da Abem, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1040/public/1040-4021-1-PB.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida como artes formadoras da existência. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria H. M. B. (Org.). Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. E-book.

ROMANOWSKI; Joana P.; ENS, Romilda T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 5 jan. 2024.

TORRES, Maria Cecília A. Abordagens metodológicas de uma pesquisa biográfica com identidades musicais: recorte de um projeto de tese. In: XIV Congresso da Anppom, 2003. Anais [...]. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/ANPPOM_2003.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

Xxx; xxx e xxx, 2022

Xxx e xxx, 2023

Xxx e xxx, 2024

Xxx e xxx, 2024

Xxx e xxx, 2024

Publicado

01/12/2025

Cómo citar

de Almeida, J. (2025). ABORDAGENS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA ÁREA DA MÚSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1676. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1676