CORPOS MADUROS EM CENA

PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA DA COMPANHIA TURNO 2

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1625

Palabras clave:

Dança, Maturidade, Envelhecimento

Resumen

Este artigo é resultado de pesquisa realizada para monografia de conclusão do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Foram analisados percursos de criação coreográfica de duas obras do projeto unificado Turno 2: pesquisa e criação artística, enfatizando a maturidade dos corpos que dançam na Companhia Turno 2. É contextualizado o estudo, avaliando a experiência individual como aporte para a composição coreográfica. As obras buscaram salientar a potência dos dançarinos maduros, testando limites e instigando-os a se colocarem em cena com confiança e expressividade. A intenção dos integrantes é buscar refúgio nas artes para se conectar com seu eu, se expressar, sentir-se valorizado e vivo.

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Biografía del autor/a

Natália Cristina de Camargo, Universidade federal de Pelotas - UFPel, Pelotas, RS/Brasil

Graduanda no Curso de Dança Licenciatura. Universidade Federal de Pelotas. Bolsista FAPERGS do Projeto Unificado TURNO 2: Pesquisa e criação artística - UFPel. Artista do Grupo Tholl. Bailarina com formação em jazz.

Lucas Bezerra Furtado, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel), sob orientação da Prof. Dra. Andrisa Kemel Zanella, e no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/UFPel) sob orientação da Prof. Dra. Eleonora Campos da Motta Santos. Especializado em Arte na Educação, e cursando Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Artes pela Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Teatro - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM/UFPel). Desenvolveu a pesquisa "O Elemento Grotesco como proposta cênico-pedagógica: ser animal, parir a MBoitatá" como Trabalho de Conclusão de Curso da graduação, sob orientação da Prof. Dra. Giselle Cecchini. Pesquisa atravessamentos do Imaginário na docência, a partir das masculinidades. Também investiga desdobramentos do elemento grotesco nas diferentes linguagens da Arte e o processo criativo cênico a partir de diferentes estímulos e corpos, principalmente aqueles maduros/envelhecidos. Faz parte do projeto de pesquisa "TURNO 2: Pesquisa e Criação Artística" (sob orientação de Daniela Llopart Castro e Eleonora Campos da Motta Santos). É bolsista de demanda social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/DS) no PPGE/UFPel.

Daniela Llopart Castro, UFPel

Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Motricidade Humana na especialidade de Dança pela Universidade de Lisboa (2020), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Pesquisadora dos grupos de pesquisa GEEDAC/Cnpq e OMEGA/Cnpq. Integrante da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Coordenadora do Projeto Unificado “Turno 2: pesquisa e criação artística”. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Dança, atuando principalmente com dança e envelhecimento, formação docente e produções artísticas.

Citas

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Publicado

12/06/2025

Cómo citar

Cristina de Camargo, N., Bezerra Furtado, L., & Llopart Castro, D. (2025). CORPOS MADUROS EM CENA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA DA COMPANHIA TURNO 2. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1625. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1625