DAS DANÇAS DA DIÁSPORA AFRICANA E O JAZZ DANCE

CHEGADA, RECEPÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1611

Palabras clave:

História, Jazz Dance, Pós-colonial

Resumen

A pesquisa tem como foco narrar e identificar as diáspora das danças da África e suas influências para o Jazz Dance em um viés pós-colonial além de livros da história do Jazz Dance que muitas das vezes não são mencionados, já que se visualizamos alguns termos errôneos e também a falta de dados de que dança ou danças irá influenciar para o Jazz Dance. O resultado, vimos que devemos aceitar as referências oriundas de África, e, além disso, devemos começar a entender que essa forma de dança não está somente baseada neste vocábulo de movimentos oriundos de África, mas que também em um ethos cultural africano que prossegue a cientificar a dança hoje, apesar de que suas raízes culturais não sejam identificadas ou sejam apagadas de outra forma.

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Biografía del autor/a

Elton Samuel Moreira de Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus/AM, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (2019), Pós-graduação em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro pela Faculdade Dom Alberto (2021), Pós-graduado em Arte e Educação pela Faculdade Uniasselvi (2021), Pós-graduado em Antropologia pela UniBF (2022) e Mestrando em Letras e Artes pela UEA (2023). Atualmente é bailarino clássico da Escola Profissional de Ballet Álvaro Gonçalves (método Royal Academy of Dance) e Servidor Público (Cargo de Professor de Artes 20h) pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC-AM, lotado na Escola Estadual Coronel Pedro Camara. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança Clássica e Jazz Dance, contudo, tem formação entre as ramificações da dança como: Dança Indiana, Dança Moderna, Dança Contemporânea; e na área do Circo como: Tecido Circense e Lira.

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Publicado

12/06/2025

Cómo citar

Moreira de Oliveira da Silva, E. S. (2025). DAS DANÇAS DA DIÁSPORA AFRICANA E O JAZZ DANCE: CHEGADA, RECEPÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1611. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1611