PROCESSOS CRIATIVOS E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO SUPERIOR

REFLEXÕES SOBRE A ARTE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABERTURA À CRITICIDADE E À SENSIBILIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1593

Palabras clave:

Arte, Educação superior, Pensamento crítico

Resumen

Este ensaio apresenta reflexões impulsionadas por duas experiências docentes vivenciadas e promovidas na Universidade Federal de Pernambuco, que se encontram pela proposta de utilização da arte para fomento do pensamento crítico. Partimos do seguinte questionamento: como a experimentação artística pode ser utilizada no Ensino Superior para a promoção de uma educação sensível e crítica? As pistas da abordagem cartográfica, qualitativa, nos orientam. O mapa é sugestivo da articulação razão-sensibilidade como caminho educativo que desloca os conhecimentos acadêmicos da suposta neutralidade e promovem, através do que podemos chamar de atitude investigativo-criativa, processos subjetivantes e de contato com a alteridade radical.

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Biografía del autor/a

Maria Rita Barbosa Piancó Pavão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife/PE, Brasil

Doutoranda em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, com período sanduíche na Facultad de Educación da Universidad Complutense de Madrid. Mestra em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, com período sanduíche na Facultad de Filosofía y Humanidades da Universidad de Chile. Especialista em Filosofia e Direitos Humanos - Universidade Candido Mendes. Bacharela em Direito - Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Licenciada em Pedagogia - Universidade Católica de Brasília. Integrante d'O IMAGINÁRIO - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias - G-Pense! (UPE/CNPq). Possui interesse nas áreas de Memória, Estética, Imaginário, Gêneros, Direitos Humanos

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife/PE, Brasil

Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme d'études Approfondies (DEA) em Sciences Sociales - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole d'Architecture de Grenoble (1996) e pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Associado Nível III do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Foi Visiting Researcher no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019). Coordenador técnico do Doutorado Interinstitucional em Design em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru) e o Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (2009/2013) e coordenador científico do Projeto 'Escola de Criatividade' (2023-2024), ambos com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Líder d'O Imaginário - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq). Desenvolve estudos sobre Arte, Estética e Interculturalidade na Educação. Membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário (UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Narrativas Visuais (UFPE-CAA/CNPq). Possui interesse e orienta pesquisas sobre: Estéticas e Corporalidades Dissidentes, Sensibilidades, Subjetividade e Imaginário e Movimentos de Cultura Popular.

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Publicado

12/06/2025

Cómo citar

Barbosa Piancó Pavão, M. R., & de Faria Carvalho, M. (2025). PROCESSOS CRIATIVOS E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A ARTE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABERTURA À CRITICIDADE E À SENSIBILIDADE. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1593. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1593