PROCESSOS CRIATIVOS E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO SUPERIOR
REFLEXÕES SOBRE A ARTE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABERTURA À CRITICIDADE E À SENSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1593Keywords:
Art, Higher Education, Critical thinkingAbstract
This essay presents reflections driven by two teaching experiences at the Federal University of Pernambuco, which are based on the proposal to use art to foster critical thinking. We started with the following question: how can artistic experimentation be used in higher education to promote a sensitive and critical education? We are guided by clues from the qualitative cartographic approach. The map is suggestive of the articulation between reason and sensitivity as an educational path that displaces academic knowledge from its supposed neutrality and promotes, through what we can call an investigative-creative attitude, subjectivizing processes and contact with radical otherness.
Downloads
References
ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais. Campinas: Verus, 2011.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. O Anjo da História. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
[Duplo cego]. A metáfora dos espelhos e a sua contribuição para o método persona: diálogo entre imaginário e barroco. In: LINS, Eunice; JUNCKLAUS, Heloísa (orgs). Mídia, Cotidiano e Imaginário. João Pessoa: Editora UFPB, 2019.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. São Paulo: Editora 34, 2022.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. 4 ed. São Paulo: Editora WMF, 2012.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 6 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.
FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato de estudar. In: FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.
LARROSA, Jorge. Como entrar no quarto de Vanda: notas sobre a investigação como experiência (tendo como referência três filmes e alguns textos de Pedro Costa) e considerações sobre a investigação como verificação da igualdade (tendo como referência alguns textos de Jacques Rancière). In: MARTINS, Fabiana Fernandes Ribeiro Martins et al. Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1995).
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2009.
[Duplo cego]; [Duplo cego]. Afet(o)ações de um corpo na fenda: a estética do (des)caminho como possibilidade para o deslocamento sensível do pesquisar em Educação. In: RODRIGUES, Cibele Maria Lima Rodrigues; FERNANDES, Verônica Soares; LIRA, Zarah Barbosa (orgs.). Relatos em educação: experiências e vivências. 1 ed. Campina Grande: Realize, 2022, p. 84-89.
[Duplo cego]. Pedagogias sensientes da memória: caminhos possíveis a partir do encontro com as arpilleras chilenas. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45920. Acesso em: 7 jul. 2024.
[Duplo cego]; [Duplo cego]; [Duplo cego]; [Duplo cego]. Cartografia e imaginário: encruzilhadas teórico-metodológicas nos territórios da pesquisa em educação. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 11, n. 28, set./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.608. Acesso em: 7 jul. 2024.
ROLNIK, Suely. Antropofagia zumbi. São Paulo: n-1 Edições; Hedra, 2021.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem numa série de cartas. 4 ed. São Paulo: Iluminuras, 2002.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. 1 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.
ZAMBRANO, María. Filosofia e poesia. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maria Rita Barbosa Piancó Pavão, Mário de Faria Carvalho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.