INVESTIGAÇÕES POÉTICAS DISSIDENTES NA COMUNIDADE AMAZÔNICA DE ANAJÁS: CONSTRUIR POTÊNCIA A PARTIR DE RITOS ANCESTRAIS

Autores/as

  • Fabio Wosniak Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Macapá, AP/Brasil https://orcid.org/0009-0004-5431-3050
  • Erlom da Silva Santos Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, AP/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1442

Palabras clave:

Fotografia, Arte/Educação, Produção artesanal de farinha

Resumen

Este artículo aborda investigaciones en curso sobre la producción de harina de yuca en el municipio de Anajás/PA. Esta investigación revela el poder de las imágenes para reflexionar sobre la importancia de las prácticas ancestrales en el contexto de la formación inicial docente. La investigación pretende trascender la mera observación y registro de la producción de harina, buscando comprender cómo las imágenes capturadas durante el proceso pueden potenciar la experiencia educativa. Al considerar las prácticas ancestrales, la investigación busca establecer conexiones entre la práctica tradicional y el impacto en la enseñanza y la vida.

Biografía del autor/a

Fabio Wosniak, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Macapá, AP/Brasil

Fábio Wosniak é Professor Adjunto no Curso de Licenciatura em Artes Visuais - UNIFAP. Professor colaborador no ProfArtes - URCA. Diretor da EDITUNIFAP. Líder do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais - CNPq/UNIFAP, Coordenador dos Projetos de Extensão Apotheke em dissidência e Encanterias - UNIFAP. E-mail: f.wosniak@unifap.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5881-7414. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6525393533253057

Erlom da Silva Santos, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, AP/Brasil

Erlom da Silva Santos é graduando no Curso de Licenciatura em Artes Visuais - UNIFAP. Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UNIFAP/CNPq. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais - CNPq/UNIFAP. E-mail: erlom.santos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-5431-3050. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1957201348152826

 

Citas

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e ou-tros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GONÇALVES. Carlos Walter Porto. Amazônia, Amazônias. 1ª Ed. São Paulo: Contexto, 2001.

GÓMEZ, P. P. Decolonialidade estética: geopolíticas do sentir, do pensar e do fazer. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92910. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92910. Acesso em: 05 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92910

GROSFOGUEL, Ramón (comp). El Giro Decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre, 2007.

JIDIELE. depoimento [abr. 2022]. Entrevistador: xxxxxx. Pará. Entrevista concedida para produção de TCC, 2022.

LOUREIRO, J. de J. P. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Manaus: Editora Valer, 2015.

MARIA e JÚLIA. depoimento [abr. 2022]. Entrevistador: xxxxxx. Pará. Entrevista concedida para produção de TCC, 2022.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 1-18, jun./2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v32n94/0102-6909-rbcsoc-3294022017.pdf. Acesso em 28 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017

NARBY, Jeremy. A serpente cósmica: o DNA e as origens do saber. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.

PAIVA, Alessandra Simões. A virada decolonial na arte brasileira. Bauru, SP: Mireveja, 2022.

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Trad. Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2012.

SAMAIN, E. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814738

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

SEU JOSÉ. JIDIELE. depoimento [abr. 2022]. Entrevistador: xxxxxx. Pará. Entrevista concedida para produção de TCC, 2022.

WOSNIAK, Fabio. Desaprender, perguntar-se, escutar: rotas para pensar uma arte educação dissidente. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 53–73, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023053. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22809. Acesso em: 28 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234615352023053

WOSNIAK, Fabio. DESAPRENDIZAGENS – POR UMA ARTE/EDUCAÇÃO DISSIDENTE. In: Existências: Anais do 31º Encontro Nacional da ANPAP. Anais. Recife(PE) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/31ENANPAP2022/513529-DESAPRENDIZAGENS--POR-UMA-ARTEEDUCACAO-DISSIDENTE. Acesso em: 28/01/2024. DOI: https://doi.org/10.29327/31ENANPAP2022.513529

Publicado

19/06/2024

Cómo citar

Wosniak, F., & da Silva Santos, E. (2024). INVESTIGAÇÕES POÉTICAS DISSIDENTES NA COMUNIDADE AMAZÔNICA DE ANAJÁS: CONSTRUIR POTÊNCIA A PARTIR DE RITOS ANCESTRAIS. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1442. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1442

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.