COMUNIDADE E ESCOLA

POSSIBILIDADES DE RELAÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1435

Palabras clave:

escola, comunidade, micropolítica

Resumen

Neste artigo são apresentados aspectos que compõem a relação entre escola e comunidade, que puderam ser observados durante parte da pesquisa de doutorado desenvolvida ao longo de 2022, a qual adotou como principal base teórica os escritos de Suely Rolnik (2019) e Catherine Walsh (2017), enfatizando os conceitos de micropolítica e pensamento decolonial. Durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas com professoras e professores de artes visuais que atuam ou atuaram na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre- RS e aqui trago um recorte de trechos das entrevistas que apontam possibilidades de relações entre escola e comunidade tendo a arte como desencadeadora de diálogos.

Biografía del autor/a

Carine Betker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Doutora em Educação- PPGEDU/UFRGS, 2023. Mestra em Educação-PUCRS, 2012. Especialista em Metodologia do Ensino da Arte- UNIJUÍ, 2005. Licenciatura em Educação Artística: Habilitação Artes Plásticas-UNIJUÍ, 2003. Professora de Artes Visuais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, desde 2010.

 

Citas

ROLNIK, Suely. Antropofagia Zumbi. São Paulo: n-1 edições; Hedra, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/obo/9780190922481-0035

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Publicado

08/08/2024

Cómo citar

Betker, C. (2024). COMUNIDADE E ESCOLA: POSSIBILIDADES DE RELAÇÕES. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1435. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1435

Número

Sección

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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