DILEMAS DA MEDIAÇÃO DO TEATRO EM COMUNIDADE
A EXPERIÊNCIA DA OFICINA ATELIÊ DA COMÉDIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1392Palabras clave:
Teatro em comunidade, Mediação teatral, Pesquisa-açãoResumen
Este artigo explora a ideia de que o processo e a experiência podem mostrar-se fundamentais para a mediação do teatro em comunidade realizada por um coletivo teatral, que se baseia em jogos no formato de oficina. Baseando-se nas propostas de Conquergood (1989), Artaud (2006), Larrosa (1998), bem como na pesquisa-ação realizada por Autor (2016), o artigo enfatiza a importância de aceitar a natureza emergente, temporal, contingente, provisória, indeterminada e dinâmica do teatro em comunidade. Além disso, o artigo aponta a fluidez, os lapsos e as contradições como parte integrante da experiência de ensino-aprendizado nessa modalidade de ensino.
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Tradução Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BUELAU, Renata Monteiro; CASTRO, Eliane Dias de. A pesquisa como prática estética. In: ARANHA, Carmen Sylvia; CANTON, Katia. Desenhos da pesquisa: novas metodologias em arte. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 2012. p. 189-200.
CONQUERGOOD, Dwight. Poetics, play, process and Power: the performative turn in anthropology. Text and Performance Quaterly. New York, 1989. p. 82-88. Disponível em: https://www.csun.edu/~vcspc00g/603/PoeticsPlayProcessPower-DC.pdf Acessado em: 27 Jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/10462938909365914
COUTINHO, Marina Henriques. O teatro aplicado em questão: abrangência, teoria e o uso do termo. ouvirOUver, Uberlândia, v. 8, nº1-2, p. 110-127, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/12498 Acesso em: 27 jan. 2024.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: 34, 1995.
ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução de Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Social – Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 15-22, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=309326394003. Acessado em: 21 Jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000100003
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
LARROSA, Jorge. Experiência e Alteridade na Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, p. 04-27, jul/dez 2011. Disponivel em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/2444/1898 Aceso em: 27 Jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444
__________. Pedagogia Profana. Porto Alegre: Contrabando, 1998.
_______. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
MARTINS, Marcos Bulhões. (2002). O mestre-encenador e o ator como dramaturgo. Sala Preta, 2, 240-246. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p240-246 Acessado em: 27 Jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p240-246
MARZANI, Caroline. Diário de Itinerância da 1ª etapa da oficina. Curitiba: Companhia do Intérprete, 2013.
AUTOR, 2016. Suprimido para avaliação as cegas.
AUTOR, 2015. Suprimido para avaliação as cegas.
MICHETTE, Cristiane Ferreira. Distribuição Espacial das Entidades e a Rede Socioassistencial em Belo Horizonte: os CRAS e o Terceiro Setor. Dissertação de Mestrado em Geografia. Belo Horizonte: PUCMG, 2010.
AUTOR, 2022. Suprimido para avaliação as cegas.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. A Opção pelo Teatro em Comunidades: alternativas de pesquisa. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 127–136, 2018. DOI: 10.5965/1414573101102008127. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101102008127. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101102008127
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Aspectos históricos das propostas pedagógicas de Ensino de Arte. In: PONTES, Gilvânia Maurício Dias de; CAPISTRANO, Naire Jane; MELO, José Pereira de. Livro Didático 1: ensino de artes e educação física na infância. Natal: Paidéia, v. 1., 2005.
ROSA, Maria. O teatro com comunidade: uma proposta pedagógica. Cadernos CIMEAC – v. 11, n. 2, 2021. ISSN 2178-9770. UFTM | Uberaba – MG, Brasil. DOI: 10.18554/cimeac.v11i2.4923. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/4923 Acessado em: 27 Jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.4923
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
RUBIÃO, Laura Lustosa. Lacan Leitor de Comédias: Contribuições a uma Ética do Bem- Dizer. Tese de doutorado em Letras. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo, Perspectiva, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elderson Melo de Miranda, Helder Carlos de Miranda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.