Narrativas de una Experiencia Profesional, Artística y Pedagógica en talleres del CAPS

Autores/as

  • Gabriela Paludo Sulczinski Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0009-0001-7299-4417
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1273

Palabras clave:

Arte e politica, Saúde mental, Oficina de artes, CAPS, Arte/educação

Resumen

Este artículo busca evidenciar una experiencia de actuación profesional en el campo del arte, la cual involucró el contacto con el área de la salud mental. Con una explicación y contextualización de la coyuntura social y política de Brasil, presenta los desafíos que una profesora de artes, con formación para la actuación en la Escuela Básica, encontró al enfrentarse a la realidad de los CAPS, trabajando como Oficiante de Artes. La autora buscó presentar los aspectos del funcionamiento institucional del CAPS, rozando el conocimiento pedagógico del área de las artes que condujo su papel en dicho contexto. Al final, traza paralelos entre la Escuela y el Centro de Atención Psicosocial, involucrando sus particularidades y disparidades de funciones y objetivos.

Biografía del autor/a

Gabriela Paludo Sulczinski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Artista Visual formada em Licenciatura pela UFRGS e Especialista em Artes pela UFPel. Mestranda em Poéticas Visuais na UFRGS, pelo PPGAV. Possui ênfase em desenho e performance, além do enfoque em história, teoria e crítica de arte. Em 2017, em intercâmbio na cidade de Montevidéu (Uruguai), participou do projeto de Extensão da Bienalsur, com o trabalho Metanovelas Austrais. Possui experiência em dança, tendo ministrado aulas de ballet na companhia Mimese Cia de Dança-coisa. Em 2014 entrou na Porto Alegre Companhia de Dança, com direção de Tânia Bauman, participando até início de 2017. Atualmente seu interesse de pesquisa se volta para a produção - autônoma ou interligada - das áreas de dança, artes visuais e música (canto). Participa do elenco de Sopranos desde 2020 no Coral da Orquesta Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Em 2021 coordenou o projeto Coalescer, criado por Laura Cattani, realizado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc. Em 2023 finalizou sua especialização em artes e atualmente está cursando o Programa de Mestrado da UFRGS, em poéticas visuais.

ORCID: 0009-0001-7299-4417

E-mail: gabs0907@hotmail.com

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Atuou com Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CLEC/UFPel - Universidade Aberta do Brasil - UAB (2013-2014). No período de 1991 a 2010 atuou como professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS. Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

Citas

Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. ed. rev. - Brasília: CFP, 2022. 146 p.

BRASIL. Lei no 10.216/2001, de 06 de Abril de 2001. Dispõe sobre a extinção progressiva dos manicômios e sua substituição por outros recursos assistenciais e regulamenta a internação psiquiátrica compulsória. A internação psiquiátrica só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Brasília. DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=20004> Acesso em: 18 de novembro de 2022.

FREIRE, Paulo. Ação Cultura pela Liberdade e outros escritos. 5a ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

Publicado

04/12/2023

Cómo citar

Paludo Sulczinski, G., & Polidori Zamperetti, M. (2023). Narrativas de una Experiencia Profesional, Artística y Pedagógica en talleres del CAPS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1273. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1273

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