A MEDIAÇÃO DE LEITURA DO LIVRO ILUSTRADO COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores/as

  • Gabrielly Sierra Batista Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1210

Palabras clave:

mediação de leitura, educação intercultural, primeira infância

Resumen

Este artigo busca responder como a mediação de leitura com o livro ilustrado pode constituir um processo de educação intercultural na primeira infância. Após a análise de mediações realizadas com crianças (4-6) numa biblioteca municipal, concluímos que, para tal, é necessário usar estratégias de mediação que favoreçam a participação da criança e fazer releituras gerando novas conversas em torno do livro.

Biografía del autor/a

Gabrielly Sierra Batista, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra(2020) e mestrado em Educação e Formação pela Universidade de Lisboa(2023). Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação intercultural, interculturalismo, mediação de leitura, livro ilustrado.

Citas

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. Interculturalism as a paradigm for thinking about diversity. Intercultural Education, v. 17, n. 5, p. 475-483, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14675980601065764

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. La littérature comme espace d’apprentissage de l’altérité et du divers. Revista Synergies Brésil, São Paulo, n° spécial 2, p. 145-155, 2010. Disponível em: http://gerflint.fr/Base/Bresil_special2/abdallah_prectceille.pdf

AGEE, Jon. O muro no meio do livro. Lisboa: Nuvem de Letras, 2020.

ALONSO, Rafael Sáez. La educación intercultural. Revista de Educación, Madrid, n. 339, p. 859-881, 2006.

AMADO, J.; CARDOSO, A. P. A investigação-ação e suas modalidades. In: AMADO J. (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra., 2017.

ANAYA, Juan Mata. Mediação, leitura e literatura. Revista da Fundarte, v. 42, n. 42, p. 01–21, 2020.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura e outros ensaios. Coimbra: Angelus Novus Editora, 2004.

CARNEIRO, Ana Paula. Hora da leitura: mediação e formação de leitores literários. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/193995

DURAN, Teresa. Leer antes de leer. Madrid: Anaya, 2002.

FLEURI, Reinaldo. Educação Intercultural: decolonializar o poder e o saber, o ser e o viver. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 7-22, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184891

FLEURI, Reinaldo. Educação intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 195, p. 277-289, 1999.

GILI, Silvana Ribeiro. Livros ilustrados: textos e imagens. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128753

GIMÉNEZ, Carlos. Interculturalidade e mediação. Lisboa: ACIDI, 2010.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MCGEE, L. M.; SCHICKEDANZ, J. A. Repeated interactive read-alouds in preschool and kindergarten. Newark: The Reading Teacher, v. 60. n. 8, p. 742–751, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1598/RT.60.8.4

MCNIFF, J.; WHITEHEAD, J. All you need to know about action research. Thousand Oaks: Sage, 2006.

NECKY, Barbara Jane. Texto e Imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10052

NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

PONZONI, Federico. El encuentro intercultural como acontecimiento: una propuesta para el avance teórico de la educación intercultural. Educ. Educ., Chía, v. 17, n. 3, p. 537-553, 2014.

REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: FRADE, I.; VAL, M.; BREGUNCI, M. (org.). Glossário CEALE - termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura

SILVA, Kenia Adriana de Aquino. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181338

SOLÉ, Isabel. Estrategias de lectura. 15. ed. Barcelona: Graó, 2004.

VERE, Ed. Como ser um leão. Lisboa: Fábula, 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: SEMINÁRIO INTERCULTURALIDAD Y EDUCACIÓN INTERCULTURAL, 2009, La Paz. Disponível em: https://www.uchile.cl/documentos/interculturalidad-critica-y-educacionintercultural_150569_4_4559.pdf

WHITEHURST, Grover. Dialogic reading: an effective way to read aloud with young children. 2002. Arlington: Reading Rockets. Disponível em: https://www.readingrockets.org/article/dialogic-reading-effective-way-read-aloud-young-children

Publicado

27/06/2023

Cómo citar

Sierra Batista, G. (2023). A MEDIAÇÃO DE LEITURA DO LIVRO ILUSTRADO COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA . Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1210

Artículos similares

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.