SOBRE AS GINETEADAS DO VALENTE TONINHO CORRE MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1176Palabras clave:
Mamulengo; Toninho Corre Mundo; Processos de criação; Grupo TIA-Teatro Ideia e Ação.Resumen
No presente texto procuro explanar sobre o processo de constituição do espetáculo de teatro de Mamulengos As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles, encenado pelo Grupo TIA - Teatro Ideia e Ação (Canoas/RS). Onde minha contribuição foi além do fato de ser o autor da dramaturgia para o grupo encenar: pude também coletar madeiras para o espetáculo, ao longo de minhas viagens pelo Brasil e acompanhei durante certo período o processo de criação cênica, até sua estreia.
Citas
AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação. Ateliê Editorial: São Paulo, 1997.
BELTRAME, Valmor Níni. Princípios técnicos do trabalho do ator-animador. (In) Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Valmor Níni Beltrame, Org. Florianópolis: UDESC, 2008.
BELTRAME, Valmor Níni. A dramaturgia do teatro de bonecos para crianças. (in) Continente Sul Sur, Nº 5 – Revista do Instituto Estadual do Livro. Porto Alegre: 1997.
BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador – um estudo da dramaturgia nos tempos modernos. Tradução de Ana Zelma Campos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BROCHADO, Izabela. A participação do público no Mamulengo pernambucano. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 02, volume 3, 2007.
BROCHADO, Izabela. Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: histórias e histórias. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 11, volume 13, 2015.
CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG – Laboratório de edição, 2011.
COSTA, Felisberto Sabino da. A Poética do Ser e não Ser: Procedimentos Dramatúrgicos do Teatro de Animação. EDUSP: SP, 2016.¬¬¬
COSTA, Felisberto Sabino da. Algumas PALAVRAS sobre a arte da manipulação (ou animação) ou conforme os desideratos de cada qual. (In) Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Vamor Níni Beltrame, Org. Florianópolis: UDESC, 2008.
FILHO, Hermilo Borba. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. 2ª ed. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.
FILHO, Hermilo Borba. Espetáculos Populares do Nordeste. 2ª ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2007.
SANTOS, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: o teatro de bonecos popular do Brasil. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 02, volume 3, 2007.
XXXXXX, xxxxxx. As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles. Porto Alegre: sem publicação, 2013.
Teatro de Bonecos Patrimônio Cultural Imaterial. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 12, v. 15, junho, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Márcio Silveira dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.