SOBRE AS GINETEADAS DO VALENTE TONINHO CORRE MUNDO

Autores

  • Márcio Silveira dos Santos UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1176

Palavras-chave:

Mamulengo; Toninho Corre Mundo; Processos de criação; Grupo TIA-Teatro Ideia e Ação.

Resumo

No presente texto procuro explanar sobre o processo de constituição do espetáculo de teatro de Mamulengos As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles, encenado pelo Grupo TIA - Teatro Ideia e Ação (Canoas/RS). Onde minha contribuição foi além do fato de ser o autor da dramaturgia para o grupo encenar: pude também coletar madeiras para o espetáculo, ao longo de minhas viagens pelo Brasil e acompanhei durante certo período o processo de criação cênica, até sua estreia.

Biografia do Autor

Márcio Silveira dos Santos, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Márcio Silveira dos Santos nasceu em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. É professor-pesquisador com Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem especialização em Psicopedagogia pela Universidade castelo Branco e Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (bolsista CAPES DS – Demanda Social). Também desempenha as funções de ator, diretor, produtor, músico, dramaturgo e palhaço no Grupo Manjericão (RS). É artista-articulador da RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua e membro do GT Artes Cênicas na Rua da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. De 2010 a 2014 foi representante da sociedade civil, por dois mandatos, no Colegiado Setorial de Teatro e no CNPC – Conselho Nacional de Política Cultural do MINC – Ministério da Cultura (DF). É autor dos livros Longa Jornada de Teatro de Rua Brasil Afora (2016); Um Artista de Rua faz mais que um Ministro da Cultura (2018), livros editados pela UEBA Editora.

Referências

AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação. Ateliê Editorial: São Paulo, 1997.

BELTRAME, Valmor Níni. Princípios técnicos do trabalho do ator-animador. (In) Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Valmor Níni Beltrame, Org. Florianópolis: UDESC, 2008.

BELTRAME, Valmor Níni. A dramaturgia do teatro de bonecos para crianças. (in) Continente Sul Sur, Nº 5 – Revista do Instituto Estadual do Livro. Porto Alegre: 1997.

BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador – um estudo da dramaturgia nos tempos modernos. Tradução de Ana Zelma Campos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BROCHADO, Izabela. A participação do público no Mamulengo pernambucano. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 02, volume 3, 2007.

BROCHADO, Izabela. Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: histórias e histórias. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 11, volume 13, 2015.

CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG – Laboratório de edição, 2011.

COSTA, Felisberto Sabino da. A Poética do Ser e não Ser: Procedimentos Dramatúrgicos do Teatro de Animação. EDUSP: SP, 2016.¬¬¬

COSTA, Felisberto Sabino da. Algumas PALAVRAS sobre a arte da manipulação (ou animação) ou conforme os desideratos de cada qual. (In) Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Vamor Níni Beltrame, Org. Florianópolis: UDESC, 2008.

FILHO, Hermilo Borba. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. 2ª ed. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.

FILHO, Hermilo Borba. Espetáculos Populares do Nordeste. 2ª ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2007.

SANTOS, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: o teatro de bonecos popular do Brasil. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 02, volume 3, 2007.

XXXXXX, xxxxxx. As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles. Porto Alegre: sem publicação, 2013.

Teatro de Bonecos Patrimônio Cultural Imaterial. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 12, v. 15, junho, 2016.

Downloads

Publicado

27.03.2023

Como Citar

Silveira dos Santos, M. (2023). SOBRE AS GINETEADAS DO VALENTE TONINHO CORRE MUNDO. Revista Da FUNDARTE, 53(53). https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1176

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.