DA ESCOLA AO PALCO

RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E AS DANÇAS, A PARTIR DO FESTIVAL DANÇA ESTUDANTES

Autores

  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal do Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) https://orcid.org/0000-0002-1690-8991
  • Denise Prado Costa Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Billy Graeff Bastos Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1148

Palavras-chave:

Educação, Danças, Festival interescolar

Resumo

O texto objetiva saber de que maneira os profissionais que participaram de todas as edições do Festival Dança Estudantes tecem relações entre as danças e a Educação. Realizamos entrevistas semiestruturadas com três professoras concursadas e dois oficineiros vinculados a Prefeitura Municipal para posterior ação da Análise de Conteúdo.  Para eles, além do princípio técnico ou artístico ensinar danças chega em saberes estéticos que humanizam os estudantes ao propor desafios que confrontam seus contextos de vida para produzir danças nas escolas. Nesse pensamento, as relações entre danças e Educação extrapolam a pesquisa e ação docente, pois, possibilita intercâmbios nas posições de sujeito, nas quais todos aprendem e ensinam pelas danças.

Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal do Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de
Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação
científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em
História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes,
pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente de doutorado
pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem e do
curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL); Discente do curso de Graduação em Dança - licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do
CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo
Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e,
também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas,
modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e
materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no
Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências
Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.

Denise Prado Costa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (1990). Especialização em Dança/ PUC - RS (2004). Mestranda em Educação na Linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Professora concursada da rede pública municipal de ensino, desde 1987, na Prefeitura Municipal do Rio Grande. Tem experiência na área das Danças, Educação e produção de projetos artístico-culturais. Integra o Grupo de Pesquisas GEPCEF e, também, do CORPOGRAFIAS, ambos vinculados ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG.

Billy Graeff Bastos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na Loughborough University (2018), em Sociologia do Esporte. Foi professor temporário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004 - 2006), atuando principalmente nos seguintes temas: Futebol. Foi docente da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (2007-2009), onde lecionou Sociologia aplicada à Educação Física, Metodologia do ensino da Educação Física, Futsal, Metodologia da pesquisa científica, Didática e orientou estágios e práticas de ensino. Atualmente (desde 2009) é docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - Curso de Educação Física, no qual leciona as disciplinas de Sociologia do Esporte, Futebol, Estágio I e II, História e organização da Educação Física Brasileira, Esportes, Relações de Trabalho e Futebol de Sete. Nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 lecionou nas disciplinas Olympic Studies e Introduction to Sociology of Sports na Loughborough University (Reino Unido). E entre 2016 e 2017, também lecionou na disciplina Sports Coaching Pedagogy na Nottingham Trent University (Reino Unido).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. [Trad.] PINHEIRO, L. A. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, Joseane Maria de C. Considerações sobre o estágio na formação do profissional de Educação Física. Revista Educação Física, Rio de Janeiro, v. 2, n. 8, p. 28-31, 2003.

BATISTA, Soely Soares dos Santos. Teoria Critica e teorias educacionais: Uma análise do discurso sobre educação. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 73, p. 182-204, dez. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400012

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, C.R.; STRECK, D.R. [Orgs]. Pesquisa Participante: o saber da partilha. 2. ed. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006. p. 21-54.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 1996.

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Políticas Educacionais e Pesquisas Acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença. 2019, v. 9, n. 1. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266082443

CUNHA, Vivian Cafaro. Currículo Mínimo: clausura ou legitimação do ensino de dança na rede estadual de educação do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação

(Mestrado em Ensino de Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

DANTAS, Estélio. Pensando o corpo e o movimento. Rio de Janeiro: Shope, 2010.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/ Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

FERRAZ, Thais Gomes. Cotidiano e dança na periferia: reflexões para uma prática educativa. Pensar a Prática, 6, pp. 117-138. 2003. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.16053

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, dez. de 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HAAS, Aline; GARCIA, Angela. Ritmo e Dança. Canoas: Ulbra, 2006.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. [Trad.] POZZER, A., [Rev.] ABRAHÃO, M. H. M. B. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

KLEINUBING, Neusa Dendena; SARAIVA, Maria do Carmo. Educação física escolar e dança: percepções de professores no ensino fundamental. Movimento, 15(4), pp. 193-214. 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.4610

KROPENISCKI, Fernanda Battagli; KUNZ, Elenor. Dança: caminho de possíveis (re)encontros com o brincar e se movimentar. Movimento. 2020, v.26 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.100260

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MARQUES, Isabel Azevedo. Interações: crianças, danças e escola. Editora Edgar Blucher Ltda, São Paulo, 2019.

MARQUES, Isabel Azevedo. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2012.

MARQUES, Isabel Azevedo. Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Caderno Pedagógico, Lajeado, v.8, (nº 1), pp. 31-36. 2011.

MARQUES, Isabel Azevedo. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MARQUES, Isabel Azevedo. Práticas de dança na escola. In: MARQUES, Isabel Azevedo. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. P. 15-33.

MARQUES, Isabel Azevedo. Ensino da dança hoje: Textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

MARQUES, Isabel Azevedo. Dançando na escola. Motriz, 3(1), 20-28. 1997a.

MARQUES, Isabel Azevedo. A dança criativa e o mito da criança feliz. Revista Mineira de Educação Física. Vol.05, nº 01, 1997b.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? São Paulo: Summus, 2012.

MORANDI, Carla Silvia Dias. A dança e a educação do cidadão sensível. In: MORANDI, C.S.D.; STRAZZACAPPA, M. Entre a arte e a docência: formação do artista da dança. Campinas: Papirus; 2006. p.71-125.

NANNI, Dionísia. Dança educação: pré-escola a universidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

OSSONA, Paulina. A Educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.

PALUDO, Luciana. A dança como um movimento em direção ao Outro. Correio da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Porto Alegre, 2007.

PEREIRA, Sybelle Regina Carvalho. Dança na escola: desenvolvendo a emoção, a imaginação e o pensamento. Kinesis, [S. l.], n. 25, 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410137

ROLFE, Linda; HARLOW, Mary. Let’s look at dance. London: David Fulton, 1997.

SETENTA, Jussara. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: Edufba, 2008. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523211967

SIQUEIRA, Denise. Relação professor-aluno: uma revisão crítica. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SOARES, Rodrigo Lemos. “É um mal de Amor”: narrativas que forjam uma

Educação quimbandeira/ Rodrigo Lemos Soares; Denise Marcos Bussoletti, orientadora. – Pelotas, 2021. 170f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.

TADRA, Debora. Linguagem da dança. Curitiba: Intersaberes, 2012.

TIBURI, Márcia; ROCHA, Thereza. Diálogo/Dança. São Paulo. Editora Senac, 2012.

ULLMANN, Lisa. Prefácio à segunda edição. In: LABAN, R. Domínio do Movimento, 5ª ed. [Org.] ULLMANN, L. são Paulo: Summus, 1985.

VERDERI, Erica. Dança na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

VERDERI, Erica. Dança na escola: uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte, 2009.

ZAGONEL, Bernardete. Arte na educação escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Downloads

Publicado

14.12.2022

Como Citar

Lemos Soares, R., Prado Costa, D., & Graeff Bastos, B. (2022). DA ESCOLA AO PALCO: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E AS DANÇAS, A PARTIR DO FESTIVAL DANÇA ESTUDANTES. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1148

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)