APRENDIZAGENS AO FAZER MÚSICA EM CONJUNTO

Autores

  • Fernanda Anders Zamin FUNDARTE e UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1115

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, flautas doce, educação musical

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Fazendo Música Juntos: narrativas de integrantes do Conjunto de Flautas Doces da Uergs” e busca apresentar alguns dos resultados obtidos a respeito de aprendizagens sociais e musicais experienciadas por integrantes do grupo através da prática musical coletiva. Como questão de pesquisa, este trabalho buscou compreender de que modo as histórias de vida afetam e são afetadas pela experiência de fazer música juntos e, a tese principal desta pesquisa é de que a experiência de tocar juntos pode promover sentimentos que asseguram o desenvolvimento e a formação profissional dos músicos licenciandos ou recentemente licenciados. A pesquisa teve como linha metodológica a Pesquisa (Auto)biográfica e traz como referência autores como NÓVOA (1992; 2017); JOSSO (2012); e, no que diz respeito ao aprendizado social de fazer música em conjunto, traz SCHÜTZ (1951; 1979) como referência central. Nos resultados desta pesquisa foi possível compreender o significado singular-plural da experiência de tocar juntos. Esta tese mostrou de que modo as experiências em grupo promovem sentimentos, modificam impressões sobre si mesmos e asseguram o desenvolvimento e a formação profissional dos músicos licenciandos ou recentemente licenciados.

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Publicado

03.06.2022

Como Citar

Anders Zamin, F. (2022). APRENDIZAGENS AO FAZER MÚSICA EM CONJUNTO. Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1115

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