PAISAGEM LUNAR, MARCO LUCCHESI. SÃO PAULO: TESSERACTUM EDITORIAL

Autores

  • Ana Maria Haddad Baptista Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1103

Palavras-chave:

Marco Lucchesi

Resumo

Marco Lucchesi nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1963. Sempre atuou, em diversos níveis, a favor do diálogo e da paz entre o Ocidente e o Oriente.  Presidiu a Academia Brasileira de Letras (ABL) de 2018 a 2021 e com isso abriu muitas fronteiras. "O poeta e escritor Marco Lucchesi concluiu, após quatro anos de mandato, uma das gestões mais singulares, expressivas e (por que não também?) inclusiva da história da Academia Brasileira de Letras ao descerrar ainda mais a porta da instituição para artistas que fazem a língua portuguesa transcender a gramática e transmutar-se em diversas formas da arte. O popular nunca esteve tão próximo dos imortais da ABL como agora, após a (e por que não também?) 'Era Lucchesi', um período, embora curto, mas que registrou ações memoráveis, uma das quais a de levar livros ao mundo pelos navios da Marinha, 'livros como remédio nos navios da esperança', diz Lucchesi"[1].

 

[1] Entrevista a Mauricio Cannone. Revista Comunità Italiana no. 281, dezembro de 2021.

 

Biografia do Autor

Ana Maria Haddad Baptista, Universidade Nove de Julho

Mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica. Formação inicial em Letras. Departamento de Educação Stricto Sensu/ Letras.

Referências

Marco Lucchesi. Entrevista (citada) a Anna Luiza Cardoso.

Marco Lucchesi. Adeus, Pirandello. Santo André (SP): Rua do Sabão, 2020. p. 122

Downloads

Publicado

18.03.2022

Como Citar

Baptista, A. M. H. (2022). PAISAGEM LUNAR, MARCO LUCCHESI. SÃO PAULO: TESSERACTUM EDITORIAL. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1103

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.