Cuando den vez ao morro, toda la ciudad cantará

ATRAVESSAMENTOS ENTRE EMPODERAMENTO, ARTE E EDUCAÇÃO PENSANDO JUVENTUDES MARGINALIZADAS

Autores/as

  • Deni Elliot Noronha Lopes UFC
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1098

Palabras clave:

Juventudes, Empoderamento, Artes

Resumen

O presente estudo retoma temas que se entrelaçam por diferentes aspectos sociohistóricos a juventudes em vulnerabilidade social. Defendendo a arte como ferramenta de impacto podendo favorecer a emergência do empoderamento. Para isso, as discussões foram construídas através de autores de diferentes campos, como Freire (2019), Hooks (2017) e Berth (2019). Nossa análise propõe fazeres educacionais e artísticos que considerem demandas das juventudes como espaços de partilha e criação artística, pautados em teorias e práticas voltadas para educação libertadora e para empoderamento, pela valorização de suas estéticas e fomento de diálogos críticos.

Biografía del autor/a

Deni Elliot Noronha Lopes, UFC

Mestre em psicologia e políticas públicas pela Universidade Federal do Ceará, mesma universidade onde cursou bacharelado em Psicologia. Atua como Técnico de Referência em Psicologia no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Dona Mimosa Pinto em Reriutaba/CE. Membro do Pesquisamus (Grupo de pesquisa em educação, artes e música) desde 2016. Pesquisa o campo das artes, educação, gênero e psicologia. Ilustrador e autor da HQ Nós.

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) , Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), desfrutou de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal durante o ano de 2005 e concluiu o Doutorado em Filosofia na UFMG (2007). É professora da UFC/Sobral desde 2007, sendo responsável pelo setor de estudos 'Filosofia Geral'. Faz parte do quadro docente do Mestrado Profissional em Artes (UDESC/UFC) e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (UFC). Ministra diversas disciplinas vinculadas à filosofia nos cursos de graduação em Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, além de colaborar com o curso de licenciatura indígena da UFC (KUABA). Coordena dois projetos de extensão nos quais filosofia e arte são associadas em vistas do desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade dos beneficiados.Suas pesquisas atuais situam-se nas interfaces entre filosofia, educação e arte. Por sua aproximação com esses foi aceita como Professora Visitante da Simon Fraser University (SFU) em Vancouver/Canadá pelo período de agosto de 2014 à agosto de 2015. Desde então, tem coordenado pesquisa binacional (Brasil-Canadá) e composto a equipe de outras investigações em parceria com pesquisadores canadenses de diferentes províncias. É membra dos grupos de pesquisa: PESQUISAMUS (Brasil) e MODAL (Canadá) e faz parte do núcleo de sustentação do GT Hobbes da ANPOF.

Citas

ABRAMO, Helena W.; FACCHINI, Regina. Relatório Juventude e integração sul-americana: diálogos para construir uma democracia regional. São Paulo, Pólis, 2008. Disponível em: <http://www.juventudesulamericanas.org.br/index.php/biblioteca/doc_download/44-juventude-e-integracaosulamericanadialogos-para-construir-uma-democracia-regional-brasil> Acesso em: 23 de março de 2019

ALPIZAR, Lydia; BERNAL, Marina. La Construcción Social de las Juventudes. Última década, Santiago, v. 11, n. 19, p. 105-123, nov. 2003. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-22362003000200008&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 22 de março de 2019. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362003000200008. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-22362003000200008

BERTH, Joice. EMPODERAMENTO. São Paulo: Pólen, 2019. 184 p.

BRESLER, L. Dancing the curriculum: exploring the body and movement in elementary schools. IN: BRESLER, L. (Ed.) Knowing bodies, moving minds: towards embodied teaching and learning. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004, p.127 – 151. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-2023-0_9

COIMBRA, Cecília; BOCCO, Fernanda; NASCIMENTO, Maria Livia do. Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos brasileiros de psicologia, Rio de Janeiro, v. 57, n. 1, p. 2-11, jun. 2005. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672005000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: em 22 de mar de 2019.

FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes; CHAGAS, Marlúcia; LEÃO, Marcos Paulo. Práticas musicais na periferia de Fortaleza como formação humana e musical. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho; ROGÉRIO, Pedro; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo (Org.). Educação Musical: Reflexões, experiências e inovações. Fortaleza: Edições UFC, 2015

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GOMES, Rita Helena Sousa Ferreira. Convite à perversão. Opus, Porto Alegre, v.21, n. 1, p. 101-118, 2015a

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Ed 2. São Paulo: WMF Martins e Fontes, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Documentação do Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Acesso em: 22 de setembro de 2020. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=26&uf=23>

LINHARES, Ângela Maria Bessa. O tortuoso e doce caminho da sensibilidade: um estudo sobre Arte e educação. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1999.

MARCUSE, H. One-dimensional man: studies in the ideology of advanced industrial society. 5a.ed. Boston: Beacon press, 1968.

OLIVEIRA, Júlia Ribeiro de; SILVA, Lúcia Isabel C.; RODRIGUES, Solange S. Acesso, identidade e pertencimento: relações entre juventude e cultura. Rio de Janeiro: Democracia Viva, n. 30, 2006.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Novos conteúdos nas periferias urbanas das cidades médias do Estado de São Paulo, Brasil. Investigaciones Geográficas, México, n. 54, p. 114-139, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-46112004000200008&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 22 de março de 2019.

Publicado

29/08/2022

Cómo citar

Noronha Lopes, D. E., & Sousa Ferreira Gomes, R. H. (2022). Cuando den vez ao morro, toda la ciudad cantará: ATRAVESSAMENTOS ENTRE EMPODERAMENTO, ARTE E EDUCAÇÃO PENSANDO JUVENTUDES MARGINALIZADAS. Revista Da FUNDARTE, 50(50). https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1098

Artículos similares

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.