A RESISTÊNCIA PELA POESIA: TERRITÓRIO, MEMÓRIA E SINDICALISMO EM O HOMEM QUE VIROU SUCO DE JOÃO BATISTA DE ANDRADE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1051Palabras clave:
João Batista de Andrade; Território; ResistênciaResumen
Neste artigo são discutidos os conceitos de território, memória e sindicalismo a partir da análise do filme O Homem que Virou Suco (1981) de João Batista de Andrade. Da arte do cordel para o cinema, é reconstruido o cenário do final dos anos 70 e início dos anos 80. A narrativa traz a latente espoliação urbana e um retrato da situação vivenciada pelos migrantes nordestinos nas metropolis. Aprofundamos a temática de resistência pelo viés artístico da poesia, como forma de luta pela sobrevivência. Foram utilizados instrumentos de análise fílmica propostos por Aumont e Marie (2004), como transcrições de diálogos, banda sonora e fotogramas, para ilustrar os debates permeados de simbolismos de uma sociedade e suas práticas.
Citas
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Filmografia
Greve! (1989) de João Batista de Andrade.
O Homem que Virou Suco (1981) de João Batista de Andrade.
Um Sonho Intenso (2014) de José Mariani.
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