PRÁTICAS DA PERCEPÇÃO - PERFORMANCE E ARTIVISMO EM ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Pâmela Fogaça Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Tais Dias Galindo Universidade Federal de Pelotas
  • Rosângela Fachel de Medeiros Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/900

Palavras-chave:

Performance, artivismo, feminismo.

Resumo

Este é um relato de experiência onde se abordam procedimentos de uma prática artivista intitulada “Da percepção”, que se desdobrou até o presente momento em três ações. Uma performance apresentada em 2019; uma oficina-performance e uma vídeo-arte realizadas em 2020, durante o período de isolamento. O texto discorre  sobre a prática performática  com base em referências do campo da performance, do teatro, do pensamento feminista latino-americano e artivismo, tais como: Mónica Mayer; Andrea Giunta; Eleonora Fabião e Renato Cohen.

Biografia do Autor

Pâmela Fogaça Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Arte Educadora, Atuadora e Performer. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI), na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Bolsista CAPES / 2020). Licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS, 2017). Participante do Grupo de Pesquisa "Caixa de Pandora: estudos em Gênero, Arte e Memória" (UFPel/CNPq), desde 2018 e do Projeto de Pesquisa "Visualidades Tecidas Pelos Corpos Poéticos na Contemporaneidade" (UFPel/CNPq), desde 2019. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-Capes) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (de 09/2011 a 12/2012), (03/2014 a 08/2015) e (08/2016 a 07/2017).

Tais Dias Galindo, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Teatro - Licenciatura (2017). Cursa Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (2020),  na linha  "percursos poéticos e ensino". Atriz e performer com experiência em companhias dedicadas à investigação do corpo de forma híbrida em linguagens  contemporâneas. Integrou o Núcleo de Teatro da UFPel, atuando como artista/pesquisadora e bolsista de extensão (2015), bem como atuou em coletivos teatrais independentes de Pelotas/RS com docência artística por meio de oficinas de teatro abertas à comunidade (2015/ 2020). Participou como pesquisadora colaboradora dos projetos de pesquisa "Leituras do drama contemporâneo" e "Acompanhamento de egressos do Curso de Teatro - Licenciatura da UFPel" no Centro de Artes da referida universidade 2016/2017). Atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação mestrado em Artes Visuais da UFPel, na linha de pesquisa "Educação em artes e processos de formação estética", (2019/ ainda em andamento).

Rosângela Fachel de Medeiros, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS. Professora Voluntária do Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Participa dos Grupos de Pesquisa Cinema Latino-Americano (CNPq/UFF); Caixa de Pandora (CNPq/UFPel); GIPE-Corpo (CNPq/UFBA). Integra a Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales - RedINAV, e a Red de Investigadores sobre Cinema Latinoamericano - RICiLa.

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Publicado

30.03.2021

Como Citar

Lopes, P. F., Galindo, T. D., & de Medeiros, R. F. (2021). PRÁTICAS DA PERCEPÇÃO - PERFORMANCE E ARTIVISMO EM ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–21. https://doi.org/10.19179/2319-0868/900

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