CORPO-EXPERIMENTAÇÕES: A COMPOSIÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

  • Diewerson do Nascimento Raymundo SESC/RS - Arte e Educação
  • Eduardo Guedes Pacheco UERGS / Coordenador do Programa de Pós Graduação

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/899

Palavras-chave:

Arte Educação, Pedagogia, Corpo,

Resumo

Este artigo propõe-se a revisitar algumas práticas corporais desenvolvidas entre 2019 e 2020 com crianças entre 3 e 5 anos de uma escola privada de Educação Infantil de Viamão/RS.  Pelo viés da Arte-Educação em diálogo constante com a Pedagogia e a Filosofia, provocou-se um modo de problematizar, pensar e criar corporalmente mobilizado por obras de artes visuais, por grafismos indígenas, por sonoridades e gestualidades. A cartografia foi a metodologia utilizada a partir das colaborações de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Eduardo Passos e Virgínia Kastrup. As corpo-experimentações criadas colaboraram para proposição de práticas pedagógicas mais desafiadoras às crianças mesmo durante o distanciamento social e ensino remoto. 

Biografia do Autor

Diewerson do Nascimento Raymundo, SESC/RS - Arte e Educação

é ator, arte-educador e pesquisador sobre artes, em especial na educação infantil. Graduado em Teatro:licenciatura e Mestre em Educação pela UERGS. Atualmente trabalha junto à Gerência de Educação, Assistência e Cultura (GEAC) do Departamento Regional do Sesc/RS, onde realiza formações aos docentes da Rede e demais projetos educativos da instituição, além de desenvolver palestras sobre dança, teatro, música e artes visuais para educação básica. 

Eduardo Guedes Pacheco, UERGS / Coordenador do Programa de Pós Graduação

Doutor em Educação pela UFRGS; mestre em Educação pela UFSM; graduado em Música, Bacharel - opção : Percussão pela UFSM. Atualmente é professor da Uergs. Tem seu trabalho voltado para a formação de professores interessados em problematizar sobre a arte dentro do contexto educacional. Atua como instrumentista solo de percussão procurando trabalhar em espaços identificados com a educação, na perspectiva de aproximar o fazer artístico das discussões que envolvem o campo da Educação. 

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Publicado

30.03.2021

Como Citar

Raymundo, D. do N., & Pacheco, E. G. (2021). CORPO-EXPERIMENTAÇÕES: A COMPOSIÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868/899

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