CANOA-BACIA: A FALA-ESCRITA DOS PROCESSOS DE COLETIVO DE ARTISTAS EM SALAS DE BATE-PAPO
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/870Keywords:
Arte contemporânea, Corpo, Coletivo de ArtistasAbstract
Este ensaio trata de olhar para os procedimentos de um coletivo de artistas para criação, pulsação e sensação dos corpos em meio a uma pandemia e é justificado pela relevância de pensar as trocas e diálogos entre artistas em salas de videoconferência. Desenha-se numa força de falar-escrever para compor uma forma inventiva de produção em arte contemporânea e, para isso, debruçou-se nos conceitos de pensadores e pensadoras pós-estruturalistas para encontrar vetores que colocam os corpos a se transformar. Agenciando com uma oficina ministrada por uma das integrantes do coletivo, criando uma canoa-bacia que enfrenta as resistências das formas normativas, convencionalizadas e retangularizadas, dando lugar à voz do corpo potência de presença.
References
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ARTAUD, Antonin. Para acabar com o juízo de Deus e outros escritos. Belo Horizonte: Editora Moinhos, 2020.
CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados, São Paulo, vol. 24, nº. 69, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000200002
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos: texto e entrevista (1975-1995). São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. vol. 3. São Paulo: Editora 34, 2012a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. vol. 4. São Paulo: Editora 34, 2012b.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2012.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 32-51.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do sujeito. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
NBP – Novas Bases para a Personalidade. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra8073/nbp-novas-bases-para-a-personalidade. Acesso em: 26 de Jan. 2021. Verbete da Enciclopédia.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
ROLNIK, Suely. Geopolítica da cafetinagem. In: PARDO, Ana Lucia. (Org.). A teatralidade do humano. São Paulo: Edições SESC, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.