PANDEMIA E AS MOTIVAÇÕES SOCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE CIBERDANÇAS NO TIKTOK

Autores

  • Luiza Chies Universidade Federal de Pelotas
  • Rebeca Recuero Rebs Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Artes

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/852

Palavras-chave:

Artes, Dança, Dinâmicas Sociais, Cibercultura, Ciberdança, Pandemia, TikTok

Resumo

O artigo visa identificar os estímulos sociais que movem as interações na plataforma de redes sociais TikTok para o desenvolvimento de ciberdanças, especialmente no contexto da pandemia gerada pelo COVID-19. Trabalham-se conceitos de dinâmicas sociais e valores das redes sociais online, além de obras audiovisuais de ciberdança. Desenvolveu-se uma observação participante no aplicativo, aplicação de um questionário e entrevistas estruturais com usuários. Observou-se que as ciberdanças presentes no TikTok promovem dinâmicas como a competição, cooperação, agregação, adaptação e apropriação social que parecem estimular a manutenção de conexões sociais, gerando subsequentemente, o sucesso do aplicativo durante o período de distanciamento social.

Biografia do Autor

Luiza Chies, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa em Produções Audiovisuais na Cibercultura.

Rebeca Recuero Rebs, Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Artes

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela UNISNOS. Professora e pesquisadora dos cursos de Cinema, de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel. Pós-doutorado em Letras pela UFPel. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Produções Audiovisuais na Cibercultura.

Referências

ADJUST. Apptrace, c2019. Ranking brasileiro de aplicativos gratuitos pelo Itunes.

Disponível em: https://www.apptrace.com/itunes/charts/BR/topfreeapplications/87/2020-9-15. Acesso em: 16 de outubro de 2020.

CHAPLE, Craig. (2020). TikTok Crosses 2 Billion Downloads After Best Quarter For Any App Ever. Sensor Tower. Disponível em: https://sensortower.com/blog/tiktok-downloads-2-billion. Acesso em: 16 de outubro de 2020.

BENCH, Harmony. Screendance 2.0: Social dance-media. Journal of Audience & Reception Studies, v. 7, n. 2, p. 183-214, 2010.

BERTALANFFY, Ludwig. Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 1975.

BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. 1986.

BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of computer-mediated communication, v. 13, n. 1, p. 210-230, 2007. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x

Como fazer vídeo no TikTok? Conheça a rede social do momento! mLabs, 2019, atualização em 2020. Disponível em: https://www.mlabs.com.br/blog/como-fazer-video-no-tik-tok/#:~:text=Como%20dissemos%2C%20o%20TikTok%20permite,duetos%20e%20as%20famosas%20reaction. Acesso em: 16 de outubro de 2020.

LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade. direção a uma “Cultura Copyleft, v. 2, 2004.

LEMOS, André. Apropriação, desvio e despesa na cibercultura. Revista Famecos, v. 8, n. 15, p. 44-56, 2001. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.15.3119

LEVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, 2010.

NASCIMENTO, Gabriel. TikTok: o que é e como funciona o aplicativo para criar vídeos. Enotas Blog. 2020. Disponível em: https://enotas.com.br/blog/tiktok/. Acesso em: 16 de outubro de 2020.

PRIMO, Alex. Afetividade e relacionamentos em tempos de isolamento social: intensificação do uso de mídias sociais para interação durante a pandemia de COVID-19: Emotions and relationships during social isolation: intensifying the use of social media for interaction during the COVID-19 pandemic. Comunicação & Inovação, v. 21, n. 47, 2020.

PRIMO, Alex; RECUERO, Raquel. Conflito e cooperação em interações mediadas por computador. Contemporanea: Revista de Comunicação e Cultura, v. 3, n. 1, p. 38-74, 2005.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. Metamorfoses jornalísticas, v. 2, p. 1-269, 2009.

SCHEIFER, Verônica. Tráfego da internet brasileira na pandemia: quais foram os impactos? Tecmundo, 2020. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/154628-trafego-internet-brasileira-pandemia-impactos.htm. Acesso em: 20 de novembro de 2020.

SIBILIA, Paula. O show do eu. Rio de janeiro: nova fronteira, 2008.

Velasco, Ariane.Como conseguir o selo de conta verificada no TikTok. Canaltech, 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-ter-conta-verificada-tiktok/. Acesso em: 07 de janeiro de 2021.

WOSNIAK, Cristiane. Mini@ aturas de um corpo semiósico em ambiente digital: a ciberdança em rede1. 7º Simpósio Nacional da Associação Brasilera de Cibercultura – ABCiber. Disponível em: http://abciber.org.br/simposio2013/anais/pdf/Eixo_6_Processos_Esteticas_de_Arte_Digital/25156arq77025911968.pdf. Acesso em 19 dez. 2020.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Chies, L., & Recuero Rebs, R. (2021). PANDEMIA E AS MOTIVAÇÕES SOCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE CIBERDANÇAS NO TIKTOK. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–19. https://doi.org/10.19179/2319-0868/852

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.