Eu, professor de teatro para crianças pequenas? Relato de uma experiência vivida como estagiário no curso de teatro-licenciatura

Autores

  • Felipe Cremonini Universidade Federal de Pelotas
  • Andrisa Kemel Zanella Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.677

Palavras-chave:

Educação, Artes, Teatro, Artes Cênicas

Resumo

Este trabalho busca relatar a experiência vivida na Educação Infantil em uma escola pública do município de Pelotas/RS, problematizando os desafios e as surpresas da experiência de inserção como professor de teatro para crianças pequenas. O trabalho, realizado durante o Estágio I – Educação Infantil ou Ensino Fundamental, no Curso de Teatro – Licenciatura da UFPel, englobou a contação de histórias, brincadeiras tradicionais e jogos teatrais. Como aprendizado resultante dessa experiência, para os alunos foi o fato de poderem compreender o que era teatro e reconhecer seus personagens, figurinos, cenários e conceitos de ator/atriz e autor/autora. E para o estagiário, o aprendizado foi se desarmar da academia e suas rígidas regras e prazos e reaprender a fazer teatro de forma mais espontânea, livre de justificativas poéticas e trabalhar com o corpo e sua humanidade, transformando isso em arte e educação.

Biografia do Autor

Felipe Cremonini, Universidade Federal de Pelotas

Graduando no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Em 2016 foi bolsista do projeto Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO). Em 2017 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID Teatro). Em 2017 foi preparador de elenco e ator do curta-metragem integrante da Seleção Oficial da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado.

Andrisa Kemel Zanella, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, com período sanduíche na Universidade Fernando Pessoa, Porto/Portugal. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS. Bacharel em Artes Cênicas nas habilitações Interpretação e Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

CAFÉ, Barcelos Angela. O Contador de Histórias no Ensino do Teatro. O Teatro e suas Pedagogias: Práticas e Reflexões. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 2016.

FERREIRA, Taís. A pedagogia do Teatro e a Recepção Teatral podem caminhar juntas? Os Lugares da Arte. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária. 2010.

KOUDELA, Ingrid. A ida ao teatro. Sistema Cultura é currículo, s./d. Disponível em:

<http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Escola%20em%20Cena/>. Acesso em: 11 jul. 2018.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro – São Paulo: Perspectiva, 2015.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SOUZA, Luiz Fernando de. Um palco Para o Conto de Fadas: Uma Experiência Teatral com Crianças Pequenas. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.

Downloads

Publicado

20.12.2019

Como Citar

Cremonini, F., & Zanella, A. K. (2019). Eu, professor de teatro para crianças pequenas? Relato de uma experiência vivida como estagiário no curso de teatro-licenciatura. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.209–221. https://doi.org/10.19179/2319-0868.677

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.