QUANDO O CORPO DANÇA SUAS EXPERIÊNCIAS: INSPIRAÇÕES NO LEGADO DE PINA BAUSCH
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.649Keywords:
Processo criativo em dança, Experiência, Pina BauschAbstract
À luz dos processos criativos da coreógrafa alemã Pina Bausch, este estudo analisa a criação da coreografia “Sobre Ser...”. A abordagem metodológica utilizada é a A/r/tografia, justo por ser caráter de inter-relacionar as experiências do artista-professor-pesquisador, utilizando de conceitos como experiência, memória, corpomídia e dança performativa. O uso de experiências para a criação articulam um processo criativo coautoral e uma forma de dança contemporânea entendida como um fazer-dizer do corpo que pensa sobre suas experiências e as reconstrói artisticamente.References
BARBOUR, Rosaline. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BERTÉ, Odailso. Dança contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015.
_______. Filosofazendo dança com Pina Bausch: bricolagem entre experiência, imagem e conceitos em processos criativos e pedagógicos. 2011. 171f. Dissertação de Mestrado em Dança da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento de pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.
_______. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
GREINER, Christine; KATZ, Helena. Corpo e processos de comunicação. In: Revista Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo, Unisinos, vol. 3, n.2, p. 65-75, dez 2001.
GODÍNEZ, Gloria Luz. Pina Bausch: cuerpo y danza-teatro. México, Toma, Ediciones y Producciones Escénicas y Cinematográficas / Paso de Gato, 2017.
HOGHE, Raimund. O teatro de Pina Bausch. Cadernos de Teatro, Rio de Janeiro: FUNDACEN, n. 116, p. 4-8, jan./fev./marc. 1988.
IRWIN, Rita L. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; Irwin, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.
KATZ, Helena. O papel do corpo na transformação da política em biopolítica. In: GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.
_______. O corpo como mídia de seu tempo: a pergunta que o corpo faz. In: Rumos Itaú Cultural Dança. São Paulo: Itaú Cultural, 2004. CD-ROM.
KATZ, Helena; GREINER, Christine. Por uma teoria do corpomídia. In: GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. p. 125-136.
MONTEIRO JÚNIOR, Alan Carlos. Virtualidades e Memória no processo de espetáculo Rosmaninhos... In: GONÇALVES, Thaís; BRIONES, Héctor; PARRA, Denise; VIEIRA, Carolina (Org.). Docência-artista do artista-docente: Seminário Dança Teatro Educação. Fortaleza: Expressa Gráfica e Editora, 2012.
ROCHA, Thereza. Por uma docência artista com dança contemporânea. In: GONÇALVES, Thaís; BRIONES, Héctor; PARRA, Denise; VIEIRA, Carolina (Org.). Docência-artista do artista-docente: Seminário Dança Teatro Educação. Fortaleza: Expressa Gráfica e Editora, 2012.
ROCHA, Thereza. O corpo na cena de Pina Bausch. In: Lições de dança, 2. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000. p. 143-174.
SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523211967
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.