PRÁTICAS POLÍTICAS PARA ALÉM DA CENA CONTEMPORÂNEA EM TEMPOS DIFÍCEIS

Autores

  • Juliana Wolkmer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Artes Cênicas, política, história.

Resumo

Resumo: O artigo discorre sobre a resistência política e artística em tempos difíceis nos quais a democracia é ameaçada e os artistas desvalorizados, tema bastante discutido durante o Seminário Práticas Políticas da Cena Contemporânea, que ocorreu em Porto Alegre no ano de 2016, dentro da programação do 11° Palco Giratório - SESC/Porto Alegre, com apoio do PPGAC (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - UFRGS. O texto tem por base um comparativo histórico inspirado pelo local no qual ocorreu o Seminário: o Teatro de Arena. Marcado por uma trajetória de luta, o pequeno teatro da capital gaúcha nos faz lembrar que a situação política atual possui muitas semelhanças com fatos ocorridos durante o período da ditadura civil-militar brasileira.

 

 

Biografia do Autor

Juliana Wolkmer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna Doutorado  PPGAC- UFRGS.

Referências

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

CHAUÍ, Marilena, Conformismo e resistência - aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

HALL, Stuart. “Nascimento e morte do sujeito moderno”. In: Identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro, D.P.& A., 2001.

KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda: jornalistas e censores do AI 5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2004.

Nos porões da cultura: os 40 anos do golpe militar e as histórias de resistência cultural no Rio Grande do Sul. IN: Aplauso, ano 6. n° 54. Porto Alegre: Editora Corag, 2004.

OLIVEIRA, Raquel P. O Teatro de Arena de Porto Alegre. Porto Alegre: IA – UFRGS, 2005.

PACHECO, Tânia. Teatro e poder. In: ARRABAL, José. Anos 70: teatro. Rio de Janeiro: Europa Empresa Gráfica e Editora, 1980.

Teatro em Revista N°1, 2, 3 e 4 Porto Alegre: Gráfica J. Andrade & Cia Ltda. Setembro/Outubro/Novembro/Dezembro de 1968.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/05/manifestantes-simulam-enterro-da-democracia-em-ato-em-porto-alegre.html

Downloads

Publicado

18.06.2018

Como Citar

Wolkmer, J. (2018). PRÁTICAS POLÍTICAS PARA ALÉM DA CENA CONTEMPORÂNEA EM TEMPOS DIFÍCEIS. Revista Da FUNDARTE, 35(35), 66–78. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/478

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.