A prática profissional e o desempenho docente
Keywords:
Prática docente, ensino superior, professor artista.Abstract
A formação docente, em qualquer nível de ensino, deve estar pautada na busca de capacitação, na reflexão sobre a concepção de educação e de seu papel na sociedade, ao mesmo tempo em que contemple o saber científico, o saber pedagógico e o saber político-social como parte integrante desta formação. Temos observado que o professor que também atua como profissional da área em que leciona alcança algum diferencial no seu desempenho docente. Diferencia-se daqueles que nunca tiveram práticas profissionais além das docentes (neste caso no ensino superior), em que sua trajetória profissional está alicerçada apenas nos modelos de professores que tiveram e suas experiências não ultrapassam a vivência que tiveram enquanto alunos. Este trabalho busca refletir em qual dos dois polos reside o elemento necessário para a atuação dos docentes do ensino superior: prática? Ou teoria? O debate é antigo e amplo. A prática e a teoria irmanam-se em importância no processo de formação docente.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.