CHOREOSEED:

REFOREST THE EARTH WITH DANCE SEEDS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1738

Keywords:

dance, motion capture, 3d printing, ecoperformance, reforestation

Abstract

This study aims to discuss the methodologies and procedures of the research entitled ChoreoSeed: reforesting the earth with dance seeds, under development by the Grupo de Pesquisa/Laboratório Kháos: danças, encruzilhadas e tecnologias (CNPq), in the undergraduate bachelor's degree course in Dance at the Federal University of Santa Maria (UFSM). This research consists of capturing dances in three dimensions (mocap), 3D animation of cinematic data, 3D printing using organic compounds and seeds, and finally, carrying out planting performances with the aim of creating dance reforestation zones. The theoretical-methodological line adopted principles of Practice Based Research (CANDY, 2006), where the areas and subareas of knowledge involved are translated, in order to seek solutions to practical issues. The project is described as decolonial, where arts, sciences and technologies are structured as action and perspective, in micro and macro policies as restorative action of and for nature, to alleviate the effects of environmental devastation and to resist the impacts of the Anthropocene. The research is justified by its character of innovation, technological development, and poetic and practical effects on issues and problems of global relevance, one of the main contributions being the sequestration of atmospheric carbon.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel Silva Aires, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Professor Adjunto no curso de Dança Bacharelado, departamento de Artes Cênicas, da Universidade Federal do Santa Maria (UFSM); Líder do Grupo de Pesquisa Kháos: danças, encruzilhadas e tecnologias (CNPq); Membro do Comitê de Igualdade de Gênero (CIG), ligado ao Observatório de Direito Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Artista-pesquisador de danças e visualidades multimídia. Bailarino profissional, performer, coreógrafo e diretor cênico. Diretor da Kháos Cia de Dança. Possui experiência em balé, dança moderna, dança contemporânea e dança performativa com ênfase em processos e procedimentos de criação. Iniciou seus estudos em Dança em Santa Maria-RS nos anos 2000 e em seu percurso formativo teve como mestres Eva Schul (RS), Bia Isaia (SP/RS), Guga Pellegrini (RS), Adilso Machado (Escócia), Fabrice Ramalingom (França), Shamel Pitts (EUA) etc. Dançou obras de Ricardo Scheir (SP), Dinah Perry (SP), Sergio Rocha (SP), Wald Oliveira (SC), Luciana Paludo (RS), Maria Waleska van Helden (RS), Eduardo Severino (RS), entre outros. Doutor e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS); Especialista em Dança (UFRGS); Licenciado em Dança (UFRGS) e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua pesquisa na graduação em Artes Visuais se desenvolveu sob a orientação da Prof. Dr. Suzana Gruber, consistindo na elaboração de instalações performáticas e espaços incorporais a partir da ideia de um útero das figuras santo-profanas inerentes ao catolicismo. Na graduação em Dança sob orientação da Profa. Dra. Mônica Dantas, investigou as estratégias metodológicas das pesquisas em práticas artísticas, analisando os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) produzidos pelas Universidades Federais do Rio Grande do Sul. A nível de pós-graduação (Especialização em Dança) pesquisou e discutiu a memória da dança através de procedimentos de recriação e remontagem coreográfica sob os vieses da Hibridação e da Crítica Genética, com orientação da Prof. Dr. Mônica Dantas. A nível de Mestrado investigou procedimentos de criação em dança com mediação tecnológica com ênfase em videodanças, desde sua própria prática artística na criação da Alegoria do Veado Ferido (2017), até os procedimentos do diretor e coreógrafo carioca Gustavo Gelmini. No doutorado pelo mesmo programa, investigou intersecções entre Dança, Artes Visuais e Design na criação de objetos escultóricos hipercoreográficos denominados Choreobox, os quais se elaboram com arquivos digitais de dança, Motion Capture, animação de dados e impressão 3D. Em 2023, teve sua pesquisa indicada ao Prêmio Capes de Tese. Atualmente desenvolve pesquisas ligadas às Perspectivas do Tempo em Dança, Práticas Exusíacas e processos ligados ao Campo Profissional da Dança, com interesses em poéticas e inovação tecnológica, perspectivas decoloniais e do pensamento complexo, produção cênica e discussões de gênero.

References

AIRES, D. S. Choreobox: arquivos, avatares dançantes e o ensaiador digital. In: ANAIS DO VI CONGRESSO DA ANDA, 2021, Salvador. Anais eletrônicos, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/choreobox-arquivos-avatares-dancantes-e-o-ensaiador-digital?lang=pt-br>

Acesso em: 04 Jan. 2025.

AIRES, D. S. Choreobox: objetos hipercoreográficos ou partículas do tempo em dança. 2022. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Programa de pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

AIRES, D. S.; DANTAS, M. F. Motion capture: estratégia imersiva para o corpo dançante. Cena. N.41, n. 3 (maio/ago. 2023), p. 1-11, 2023.

ARONS, W.; MAY, T. J. Readings in Performance and Ecology. New York: Palgrave Macmillan, 2012.

BARDI, U. Carbon Dioxide as a Pollutant. The Risks of Rising Atmospheric CO₂ Levels on Human Health and on the Stability of the Biosphere. arXiv, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2408.08344.

Acesso em: 13 abr. 2025.

BASTIN, J-F; FINEGOLD, Y.; GARCIA, C.; MOLLICONE, D.; REZENDE, M.; ROUTH, D.; ZOHNER, C. M.; ROWTHER, T. W. The global tree restoration potential. Science, v. 365, n. 6448, p. 76-79, 2019.

BORGDORFF, H. The Conflict of the Faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia. Amsterdam: Leiden University Press, 2012.

BRAZ, S. N.; SILVA, L. H. V. Pegada de carbono: uma análise bibliométrica. Cadernos UNINTER, v. 6, n. 11, 2020. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/meioAmbiente/article/view/1542.

Acesso em: 13 abr. 2025.

CANDY, L. Practice Based Research: A Guide. Sydney: Creativity and Cognition Studios, University of Technology, 2006. Disponível em: https://www.creativityandcognition.com.

Acesso em: 2 jan. 2025.

CUSICANQUI, S. R. Ch'ixinakax utxiwa: uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

DANTAS, M. F. Arquivos digitais em dança: Interrogando e construindo memórias coreográficas. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 9, n. 17, p. 176-199, 2019.

DANTAS, M. F. REHM, A., AIRES, D. S., RESENDE, F. S., SILVA, T. C. D., OLIVEIRA, V. M. P. Do projeto Dar Carne à Memória ao arquivo Carne Digital: sobre corpos e avatares dançantes. FAGUNDES, S. P.; DANTAS, M. F.; SOARES, A. C. M. (Orgs.) Pesquisa em artes cênicas em tempos distópicos: rupturas, distanciamentos e proximidades. Porto Alegre: UFRGS, 2020.

FERDINAND, M. Ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

GIANNACHI, G. Virtual Theatres: An Introduction. London: Routledge, 2012.

GÓMEZ-BARRIS, M. The extractive zone: social ecologies and decolonial perspectives. Durham: Duke University Press, 2017.

HARVEY, D. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.

HARVEY, D. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

KERSHAW, B. The Radical in Performance: Between Brecht and Baudrillard. London: Routledge, 2007.

LAZZARI, D.; GARCÉZ, A.; POLTOZI, N.; POZZI, G.; BRITO, C. Identification of extreme weather events and impacts of the disasters in Brazil. arXiv, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2409.16309. Acesso em: 13 abr. 2025.

LOUPPE, L. Poética da Dança Contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.

LAMPKIN, A. et al. Explaining Rapid Intensification of Southern Hemisphere Midlatitude Cyclones. arXiv, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2201.10413. Acesso em: 13 abr. 2025.

TRIGO, R. et al. Understanding the drivers of large and extreme wildfires in the Mediterranean Basin using statistical deep learning. arXiv, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2212.01796.

Acesso em: 13 abr. 2025.

WORLD WEATHER ATTRIBUTION. Las condiciones detrás de los devastadores incendios en el Pantanal sí fueron intensificadas por el cambio climático. El País, 08 ago. 2024. Disponível em: https://elpais.com/america-futura/2024-08-08/las-condiciones-detras-de-los-devastadores-incendios-en-el-pantanal-si-fueron-intensificadas-por-el-cambio-climatico.html

Acesso em: 13 abr. 2025.

PANNEK, W. ECOPERFORMANCE: Perspectivas Possíveis para as Artes Performativas. Arte da Cena (Art on Stage), v. 9, n. 1, p. 035-073, 2023.

RESENDE, F. S. Quando o Mocap dança: a captura de movimento na documentação e criação coreográficas. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFRGS). 2023.

RUST, C.; MOTTRAM, J.; TILL, J. AHRC Research Review: Practice-Led Research in Art, Design and Architecture. London: Arts and Humanities Research Council, 2007.

SANTOS, G. A. et al. O desastre ambiental no Rio Grande do Sul e as consequências para populações em vulnerabilidade social. In: FECITAC, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fecitac/article/view/6501

Acesso em: 13 abr. 2025.

SILVA, Bibiana Noschang da. Redução das emissões de CO₂ na construção civil: estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/434/2020/08/TCC_BIBIANA_VERSO-FINAL-30.06.17-s-falta-arrumar-alguns-detalhes-de-formatao-e-o-nome-da-banca.pdf. Acesso em: 13 abr. 2025.

Published

01/12/2025

How to Cite

Aires, D. S. (2025). CHOREOSEED:: REFOREST THE EARTH WITH DANCE SEEDS. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1738. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1738