RESISTÊNCIA CULTURAL E DINÂMICAS AFETIVAS NO CINEMA INDÍGENA

UMA ANÁLISE DO FILME GUARDIÕES DA FLORESTA DO POVO MEBÊNGÔKRE-KAYAPÓ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1617

Keywords:

Indigenous Cinema, Kayapó Cinema, Affection

Abstract

In recent years, Mebêngôkre-Kayapó cinema has consolidated itself as an instrument of cultural and political documentation. This practice has established itself as an important tool for struggle, resistance, and denunciation, increasing the visibility of their causes. This article aims to analyze the film Guardians of the Forest (2022), produced by the Beture Mebêngôkre Filmmakers Collective, highlighting the use of audiovisual media as a mobilizer of affect for specific strategic purposes. The investigation reveals how the Mebêngôkre people have been affectively organizing, creating a bond between filmmakers and communities who find in audiovisual production a space for collective expression and resistance, sharing their narratives, struggles, and denunciations.

Downloads

Author Biography

Brener Neves Silva, Universidade Federal Fluminense -UFF, Nitrói, RJ, Brasil

Doutorando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (PPGCINE/UFF), Mestre em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição, Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e graduado em Produção Audiovisual pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É organizador do livro Outras Narrativas em Cena: Caminhos Artísticos do Audiovisual na América do Sul (CLAEC e-Books, 2024) e é editor de Cinema Ameríndio no Observatório de Cinema e Audiovisual (OCA) da UFF. Desenvolve pesquisas em torno de cinemas não-hegemônicos, cinema indígena e pensamento decolonial. Possui experiência no ensino à distância como professor conteudista e tutor. Atualmente atua como tutor virtual no curso de Artes Visuais com ênfase em Digitais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

References

AHMED, Sara. The cultural politics of emotions. New York: Routledge, 2004.

COELHO DE SOUZA, Marcela. O traço e o círculo: o conceito de parentesco entre os Jê e seus antropólogos. 2002. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

COHN, Clarice. Relações de diferença no Brasil Central – Os Mebengokré e seus Outros. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

DEMARCHI, André; MADI DIAS, Diego. Vídeo-ritual: circuitos imagéticos e filmagens rituais entre os Mebêngôkre (Kayapó). Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 38-62, 2018.

DEMARCHI, André. Kukràdjà Nhipêjx: Fazendo cultura: Beleza, ritual e políticas da visualidade entre os Mebêngôkre-Kayapó. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Cultural) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

FROTA, Mônica. Taking Aim: The Video Technology of Cultural Resistance. In: RENOVE, Michael; SUDERBURG, Erika (Orgs.). Resolutions: Contemporany Video Practices. Minnesota: The University of Minnesota Press, 1996.

GAINES, Jane. Political mimesis. In: GAINES, Jane; RENOV, Michael. Collecting visible evidence. Minnesota: Minnesota Press, 1999. p. 84-102.

GORDON, César. O valor da beleza: reflexões sobre uma economia estética entre os Xikrin (Mebêngôkre-Kayapó). Série Antropologia, São Paulo, v. 494, 2009.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LEA, Vanessa. Nomes e "nekrets" Kayapó: uma concepção de riqueza. 1986. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1986.

LUKESCH, Anton. Mito e vida dos índios Caiapós. São Paulo: Pioneira, EDUSP, 1976.

MADI DIAS, Diego. Filmar e guardar: reflexões sobre a “cultura” e imagem a partir do caso Mebêngokrê-Kayapó (PA). Revista Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 149-169, 2011.

MEBÊNGÔKRE, Bepunu. Entrevista por telefone, em ligação para o Pará, e áudios de aplicativo de mensagens, entre os meses de janeiro e outubro de 2024.

MEBÊNGÔKRE, Beptemexti. Entrevista por telefone, em ligação para o Pará, e áudios de aplicativo de mensagens, entre os meses de janeiro e outubro de 2024.

NEVES, Brener. O cinema indígena Kayapó e a relação corpo-câmera. 2022. Dissertação (Mestrado em Cinema e Audiovisual) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.

RIOS, Luis Henrique; PEREIRA, Renato; FROTA, Mônica. Mekáron Opoijoie. In: Caderno de Textos Antropologia Visual. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 1987.

RUTHERFORD, Anne. What Makes a Film Tick? Cinematic Affect, Materiality and Mimetic Innervation. Bern: Peter Lang Publishers, 2011.

TURNER, Terence. Social structure and political organization among the Northern Kayapó. 1966. Tese (Doutorado em Antropologia) – Harvard University, Cambridge, 1966.

TURNER, Terence. Defiant Images: The Kayapo appropriation of video. Anthopology Today, Grã-Bretanha, v. 8, n. 6, p. 5-16, 1992.

TURNER, Terence. Imagens desafiantes: a apropriação Kaiapó do vídeo. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 36, p. 81-121, 1993.

VERSWIJVER, Gustaaf. The Club-Fighters of the Amazon: Warfare among the Kayapo Indians of Central Brazil. 2ª ed. Turuti Books, 2018.

VIDAL, Lux. Morte e vida de uma sociedade indígena brasileira: os Kayapó-Xikrin do rio Cateté. São Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1977.

Published

12/06/2025

How to Cite

Neves Silva, B. (2025). RESISTÊNCIA CULTURAL E DINÂMICAS AFETIVAS NO CINEMA INDÍGENA: UMA ANÁLISE DO FILME GUARDIÕES DA FLORESTA DO POVO MEBÊNGÔKRE-KAYAPÓ. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1617. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1617