A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS:

DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL AO PRESENCIAL

Authors

  • Ligiane de Lourdes da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná, /PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5701-6893
  • Jorge Luiz de Mendonça Ortellado Alderete Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFP, Curitiba, PR/Brasil https://orcid.org/0000-0001-7158-2392
  • Vanessa Eidelvein Pickler Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Curitiba/PR, Brasil
  • Marco Antonio Batista Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1601

Keywords:

Educação Remota, Intituição de Ensino Superior, Educação Superior

Abstract

O estudo objetivou identificar as percepções de professores universitários no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em sua prática docente e na educação continuada, durante e pós pandemia. Pesquisa mista, quantitativa e qualitativa. 77 professores relataram dificuldade iniciais com o Ensino Remoto Emergencial (ERE), como conciliar trabalho profissional e doméstico, falta de recursos tecnológicos e engajamento dos alunos. Destacaram facilidades como redução do tempo de deslocamento e acesso a mais informações. O ERE impulsionou a reflexão sobre novas práticas pedagógicas. 

 

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Author Biographies

Ligiane de Lourdes da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, /PR, Brasil

Farmacêutica Bioquímica, Professora Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Especialização em Análises Clínicas (UEL). Especialização Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (FIOCRUZ). Título de Especialista em Farmácia Clínica (SBRAFH). Mestrado em Patologia Experimental (UEL). Doutora em Educação (UNIOESTE). Professora do curso de Graduação em Farmácia na área de Saúde Coletiva e dos Programas de Residência Uniprofissional e multiprofissional do HUOP. Coordenadora da Residência em Farmácia Hospitalar 2013-2021 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná, Integrante do grupo de Pesquisa em Farmacoepidemiologia e GEPES- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior; Coordenadora da COREMU-HUOP.

Jorge Luiz de Mendonça Ortellado Alderete, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFP, Curitiba, PR/Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Paranaense (2006). Especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Paranaense (2009), Especialista em Gestão Escolar pela FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá - RJ (2012), Mestre em Administração - PUCRS (2015) - Linha de Pesquisa: Gestão da Informação. Doutorado em Educação (2024) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Cascavel - Linha de Pesquisa: Formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem. Membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior- GIEPES (UNICAMP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES (Unioeste). Técnico em Assuntos Educacionais na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo.

Vanessa Eidelvein Pickler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Curitiba/PR, Brasil

Farmacêutica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Marco Antonio Batista Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2013). É professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Campus de Cascavel, atuando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT Região Oeste do Paraná HISTEDOPR - Unioeste/Unicamp. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, prática pedagógica, ensino de ciências, ensino de matemática, formação de professores, formação de professores de ciências e matemática, análise crítica do discurso.

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Published

09/09/2025

How to Cite

Silva, L. de L. da, Alderete, J. L. de M. O., Pickler, V. E., & Carvalho, M. A. B. (2025). A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: : DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL AO PRESENCIAL. Revista Da FUNDARTE, 65(65), e1601. https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1601