EDUCAÇÃO E ARTE

LEITURA DE MANY HAPPY RETURNS À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Authors

  • Ronald Rosa Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina/PR, Brasil https://orcid.org/0009-0004-3118-4145
  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina/PR, Brasil
  • Sandra Aparecida Franco Pires Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina/PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7205-744X

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1549

Keywords:

Leitura, Arte, Educação

Abstract

 Este estudo analisou o curta-metragem “Many Happy Returns” (1997), uma animação de Marjut Rimminen, explorando a poética do estranhamento como recurso artístico para engajar o espectador e estimular o pensamento crítico. Utilizando o método crítico-dialético e fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, a pesquisa investigou as categorias de conteúdo e forma na obra. Conclui-se que tanto forma quanto conteúdo são essenciais para criar um efeito psicológico significativo, o estranhamento permite ao espectador uma leitura crítica da obra, conectando-a aos contextos culturais e sociais subjacentes.

 

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Author Biographies

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina/PR, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba ? UEPB (1991); Bacharel em Psicologia pela Faculdade Ingá - UNINGÁ (2008); Especialista em ?O Pensamento Educacional no Brasil? pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995). Especialização em Terapia de Casal e Família (2012). Mestrado em Eucação ( Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Doutorado em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Prática Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Doutorado Sandwich em ?Sociologie de L?éducation? pela Université Charles-de-Gaulle em Lille - França (2002-2003). Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Formação em Terapia de Família e Casal pela Faculdade Teológica Sul Americana (2009). Atualmente é professora Associada C- TIDE do Departamento de Educação - Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Coordena o projeto de Pesquisa: O Social e o Cultural na Formação e Práxis educativa: Implicações da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano na Educação Escolar. É Lider do Grupo de Pesquisa vinculado ao Cnpq: FOCO- Formação, Práxis e emancipação na Educação Escolar: Implicações da Teoria Histórico Cultural no ensino, Aprendizagem e no Desenvolvimento Humano. Participa como membro dos seguintes grupos de pesquisa: Leitura e Educação: Práticas Pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica- UEL; Processos de Leitura e de escrita: apropriação e objetivação ? UNESP ? Campus de Marília-SP; Infância, Educação Infantil e Formação de professores ? UEL. Áreas de atuação: Formação de professores, Educação Infantil, Infância e Aprendizagem; Saberes docentes e Prática pedagógica na Perspectiva Histórico Crítica; Desenvolvimento humano na perspectiva dialética e histórico cultural.

Sandra Aparecida Franco Pires, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina/PR, Brasil

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora Associada B do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. Foi coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e atualmente é coordenadora do projeto leitura e atividade de estudo: práticas pedagógicas com a leitura literária na Educação Básica. É integrante do Comitê Assessor de Área de Ciências Humanas (CAAs) da Fundação Araucária no período de 2020 a 2024. 

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Published

01/12/2025

How to Cite

Rosa, R., Ferreira Barros, M. S., & Franco Pires, S. A. (2025). EDUCAÇÃO E ARTE: LEITURA DE MANY HAPPY RETURNS À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL . Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1549. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1549