A CULTURA HIP-HOP NA PRIMEIRA INFÂNCIA
RELATO DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1519Keywords:
Experience; Internship in Early Childhood Education; Hip-Hop Culture.Abstract
The present work proposes to report the experiences lived in Early Childhood Education during the Dance Internship I of the Dance Degree Course at XXXXX. In this curricular component, in which the student experiences teaching activities in early childhood education and/or the initial years of elementary school, I carried out my practice in a nursery class at a municipal Early Childhood Education school in the city of XXXXX. My pedagogical proposal was to take Hip-Hop Culture in the context of Dance in early childhood, relating it to Grafitti, Hip-Hop Dance and Tutting. This report will describe how to build the activities I developed with the children, as well as my discoveries.
References
ANDRADE, Carolina Romano; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Dança com criança: propostas, ensino e possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.
BASTOS, Pablo Nabarrete. Contribuições Históricas do Movimento Hip Hop para Luta contra o Racismo e para a Comunidade da Juventude Negra e Periférica. Revista de comunicação dialógica UERJ, n. 3, p. 65-80, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50369. Acesso em: 13/12/2022. DOI: https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50369
CAMARGO, Emerson. Dança de relações e experimentação. Curitiba, PR: Editora Íthala, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.18 de abr. de 2010
CABRAL, Jeferson Leonardo Manfroni. Batalhas da Vida: Um estudo das Batalhas de Dança e a preparação dos/as artistas de Hip Hop Dance. Trabalho de Conclusão de Curso de Dança Licenciatura - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas RS, 2023. Disponível em:https://pergamum.ufpel.edu.br/acervo/125726 Acesso em: 10 mar. 2024.
DIAS. Cristiane Correia. A pedagogia hip hop: consciência, resistência e saberes em luta. 1.ed. - Curitiba: Appris, 2019.
MA, Jessie. What Is Hip Hop Dance? Learn the History & Moves at Home. Disponível em: https://www.steezy.co/posts/what-is-hip-hop-dance. Acesso em: 19 abr. 2023.
MENEZES, J. D. A. COSTA, M. R. FERREIRA, D. D. F. T. Escola e movimento Hip Hop: O campo das possibilidades educativas para a juventude. ETD - Educação temática digital, 12(esp.) 83-106. UNICAMP, SP, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.861 Acesso em: 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.861
PELOTAS. Documento Orientador Municipal - Referencial Curricular da Rede Municipal de Pelotas. Pelotas, 2020.
SILVA, Maria Eleni Henrique da. Formação permanente relacional numa leitura de Paulo Freire. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 126-157.
VIEIRA, Flávia Pagani. Fatores intervenientes nas performances de improvisação de dançarinos de Hip Hop na batalha de dança. Trabalho de conclusão de curso Tese (EDF Bacharelado), UNESC. Dez, 2015. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4263 Acesso em: 15 jun. 2023.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jeferson Leonardo Manfroni Cabral, Andrisa Kemel Zanella, Ana Cristina Ribeiro Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.