THE INTERLACE OF CHILDREN'S LITERATURE AND MATHEMATICS:

PATHWAYS TOWARDS INTERDISCIPLINARY WORK

Authors

  • Rhebeca Oliveira Mendonça Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO/Brasil
  • Maria Cecilia Silva de Amorim Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO/Brasil https://orcid.org/0000-0003-1313-6823
  • Maria Goretti Quintiliano Carvalho Universidade Estadual de Goiás - UEG, São Luís de Montes Belos, GO/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1476

Keywords:

Interdisciplinarity. Literature. Math.

Abstract

The present study is an excerpt from the course completion work research - Pedagogy TCC. It aims to analyze and understand the possibilities of intertwining mathematics with children's literature. This research is qualitative with a bibliographic nature, with data collection and analysis of literary works researched, which contribute or enable the interweaving. In addition to theoretical research, field research was carried out with two classes from the 2nd year of Elementary School - phase I, in person in two institutions, one public and the other private. These moments were planned for the experience of literary art and mathematics, involving a previously chosen literary work, which had been selected for its interdisciplinary specificities. As a result, it is possible to reinforce the importance of theoretical knowledge and the need for constant training to deal with practical issues, resulting from propositions, experiences in favor of teaching and learning.

Author Biographies

Rhebeca Oliveira Mendonça, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO/Brasil

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/ UFG).Graduada em Pedagogia (2021/2). Especialista em Gestão Pública na educação profissional e tecnológica (EPT). Pós- Graduada em Educação Infantil e anos iniciais (FAVENI), pós- graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FAI) e licenciada em Pedagogia pela pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui experiência na área de educação, com ênfase em Educação Infantil. Em informática, possui formação em World, PowerPoint, Excel. É Integrante no grupo de pesquisa de formação de professores e interdisciplinaridades- GEFOPI, participa do grupo de pesquisa Educação Infantil e Pequena infância em Contexto - EDIPIC/UFSCAR . Foi aluna especial na disciplina infância e experiência no programa de pós graduação em Educação- PPGE- UFSCAR em 2022/2. É integrante do grupo de estudos e pesquisas "Abakós: Práticas Formativas e Colaborativas em Educação Matemática na Escola (UFG).

Maria Cecilia Silva de Amorim, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO/Brasil

Mestra em Artes da cena: teatro, dança e direção de Arte pela UFG, linha de pesquisa estudos transversais, sob a orientação da Professora Drª Valéria Maria Chaves de Figueiredo (2019/2022). Pós-Graduada em Arte de Contar Histórias e suas Interfaces pela Faculdade Conhecimento e Ciência - FCC/ PA (2021/2022). Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2005), especialista em Psicopedagogia (2008) pela mesma universidade, especialista em Arte-educação Intermidiática Digital pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2019). Professora na Rede Municipal de Educação de Luziânia-GO desde 2002, atuando na 1ª Escola de tempo Integral Laudimírio de Jesus Tormin (2019...) . Associada da FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil (2021/2022) e da Associação Artística Cultural Mãos que tecem Histórias - AACMTH (2021/2022). Membro ativo do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (UEG/CNPq) - desde março de 2017. Integra o Grupo de pesquisa LAPIAC- Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena (2020). Atuou no atendimento familiar e educacional no NAD - Núcleo de Avaliação Diagnóstica (2012). Trabalhou como assessora da Divisão de Ensino Fundamental (2013). Atuou como Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, na Divisão de Ensino Fundamental (2013 a 2016), também como Orientadora de Estudos do PNAIC - Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (2013-2018). Presidiu a Comissão de pesquisa, estudo e revisão do Plano Municipal de Educação - PME 2014/2024. Em 2017, atuou como professora alfabetizadora na turma de 2º ano do ciclo de alfabetização na Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros. Em 2018, coordenou o Programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Carlos Alberto Brandão Ferreira. Elaborou e desenvolveu o projeto artístico-pedagógico "Tia Cecilia conta" na biblioteca escolar e ministrou Oficina de Literatura Infantil e Teatro para alunos do Ensino Fundamental I na 1ª Escola de Tempo Integral Laudimirio de Jesus Tormin (2019), professora do 4º ano do Ensino Fundamental (2021) elaborou e desenvolveu o projeto artístico/pedagógico "Leitura colorida, palavras grávidas de mundo (2021) na mesma escola. Experiência em palestras para professores, minicursos, oficinas e cursos em Arte-Educação Intermidiática, mediação de leitura e contação de história.

 

Maria Goretti Quintiliano Carvalho, Universidade Estadual de Goiás - UEG, São Luís de Montes Belos, GO/Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica Goiás (Bolsista Capes-Prosup), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Goiás (2000) e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de São Luís de Montes Belos (1998). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus São Luís de Montes Belos, na área de Educação, na linha Didática e Práticas de Ensino; Coordenadora pedagógica do Câmpus; editora da Revista Eletrônica Ícone; coordenadora do grupo de pesquisa Educação, formação docente e linguagem/GPEFDL.

References

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FAZENDA, Ivani . Interdisciplinaridade - Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. O que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). - 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Modos de ler e estratégias para ler: crianças, leitura e literatura infantil. Leitura: Teoria & Prática - Associação de Leitura do Brasil (ALB) v. 30, n. 58, p. 2012.

GUIMARÃES, Maria José. Interdisciplinaridade: consciência do servir. O que é interdisciplinaridade. In, Ivani Fazenda (org). - 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JOSÉ, Mariana A, M. Interdisciplinaridade: as disciplinas e a interdisciplinaridade brasileira. O que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). - 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel. Infância: fios e desafios da pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus, 1996.

VALE, Mario. A Festa do Macaco/ Maio Vale; ilustrações do autor.- Belo Horizonte: RHJ, 2012.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

OLIVEIRA, Ivana Esteves Passos; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de Leitura e Literatura Infantil Capixaba: Formando Leitores na EMEF Custódia Dias de Campos. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 19, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v19i3.1384

SANTOS, Franciely. A Matemática como um Texto. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Ministério da Educação: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07/Ministério da Educação, Brasília: MEC, SEB, 2015. p.29-40

SANTOS NETO, E., FRANCO, E. S. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME, 2017.

SILVA, Betty Coelho. Contar Histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2006.

SMOLE , Kátia C. S. ; DINNIZ, Maria Ignez. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria Ignez (Orgs.) Ler escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SILVEIRA, Everaldo. A Matemática na integração de saberes. IN BRASIL, Secretaria do Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07/Ministério da Educação, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015. p.39-61. Disponível em: <: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/148.pdf ›. Acesso em 20/11/ 2021.

Published

16/09/2024

How to Cite

Oliveira Mendonça, R., Silva de Amorim, M. C., & Quintiliano Carvalho, M. G. (2024). THE INTERLACE OF CHILDREN’S LITERATURE AND MATHEMATICS: : PATHWAYS TOWARDS INTERDISCIPLINARY WORK. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1476. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1476

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.