O lugar da arte na escola
Keywords:
Arte, escola, lugar, prática reflexiva, prática artística.Abstract
Qual era o lugar da arte na escola há trinta anos? E qual é o lugar da arte na escola hoje? Considerando uma perspectiva futura, que outros lugares a arte pode ocupar na escola? Este texto está dividido em três partes e constitui-se como uma partilha de histórias, leituras e reflexões relacionadas com os questionamentos feitos aqui inicialmente, e com foco nas artes visuais. Na primeira parte, faço um exercício reflexivo em forma de escrita de si, com o objetivo de identificar qual era o lugar da arte na minha escola, na década de 1980. Em seguida, escrevo sobre a relevância do aspecto criativo para o exercício reflexivo dos professores de artes. Na terceira parte, comento o trabalho artístico chamado Hidden Curriculum (Currículo Oculto), da artista alemã Annette Krauss, e busco encontrar alguns apontamentos que indiquem outros possíveis lugares para a arte no espaço escolar num contexto contemporâneo. Por último, nas reflexões finais, volto às questões iniciais para abrir espaço para mais perguntas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.