O lugar da arte na escola

Authors

  • Manoela dos Anjos Afonso Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiânia – FAV/UFG Chelsea College of Arts/University of the Arts London – CCW/UAL

Keywords:

Arte, escola, lugar, prática reflexiva, prática artística.

Abstract

Qual era o lugar da arte na escola há trinta anos? E qual é o lugar da arte na escola hoje? Considerando uma perspectiva futura, que outros lugares a arte pode ocupar na escola? Este texto está dividido em três partes e constitui-se como uma partilha de histórias, leituras e reflexões relacionadas com os questionamentos feitos aqui inicialmente, e com foco nas artes visuais. Na primeira parte, faço um exercício reflexivo em forma de escrita de si, com o objetivo de identificar qual era o lugar da arte na minha escola, na década de 1980. Em seguida, escrevo sobre a relevância do aspecto criativo para o exercício reflexivo dos professores de artes. Na terceira parte, comento o trabalho artístico chamado Hidden Curriculum (Currículo Oculto), da artista alemã Annette Krauss, e busco encontrar alguns apontamentos que indiquem outros possíveis lugares para a arte no espaço escolar num contexto contemporâneo. Por último, nas reflexões finais, volto às questões iniciais para abrir espaço para mais perguntas.

Published

06/10/2014

How to Cite

Afonso, M. dos A. (2014). O lugar da arte na escola. Revista Da FUNDARTE, (28), P. 01–14. Retrieved from https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/147

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.