QUANDO AS LINHAS DAS MÃOS TOCAM A SEMENTE DA PALAVRA...
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1434Keywords:
Refúgio, criação, educaçãoAbstract
Esse ensaio busca cartografar movimentos de pensamento/criação que se dão a partir de encontros com palavras, sementes, docências, linhas das mãos, de escritas e de vidas que atravessaram um percurso de pós-doutorado. A partir da noção de comum como encontro alegre, conexão que, pelo dissenso, aumenta as potências de agir, buscamos pensar que comunidades são possíveis de serem forjadas a cada vez a partir desses atravessamentos heterogêneos. Ao atentar não só ao que se cultivava nesse processo, mas também ao que se podia aprender/criar no contágio com o que escapava e pedia para traçar outras linhas, foram se forjando espaços de experimentação poética com palavras, sementes e germinações como modo de produzir refúgios para fabular mundos.
References
BARROS, Manoel. Meu quintal é maior que o mundo. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. 1º Ed. brasileira. Tradução de Ruth Joffily Dias e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Tradução Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.
DORNELLES, Dandara. Palavras-germinantes – entrevista com Nego Bispo. Identidade! São Leopoldo, v. 26, n. 1 e 2, p. 14-26, jan./dez, 2021. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1186 Acesso em 20 out. 2023.
GALLO, Sílvio. mínimo, múltiplo, comum. In: RIBETTO, Anelice (Org.). políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculas). 1ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina/FAPERJ, 2014.
GÓMEZ MORA, Cristian David. Spinoza, mensajero de lo común: un diálogo entre Deleuze y Badiou en torno al concepto de lo común de Spinoza. Quito: FLACSO Ecuador, 2019.
INGOLD, Tim. Repensando o animado, reanimando o pensamento. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 10-25, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.43552
LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos – novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160.
RIBETTO, Anelice. Pensar a formação de professores desde a experiência e desde o menor da formação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n2, p. 109-119, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/issue/view/116> Acesso em 14 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2068
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição – Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
TSING, Anna Lowenhaupt. O cogumelo no fim do mundo – sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. Tradução Jorgge Menna Barreto, Yudi Rafael. São Paulo: N-1 editora, 2022.
WAKS, Jonas Tabacof; CARVALHO, José Sérgio Fonseca de; VALLE Lílian do; GRECO, María Beatriz. Tomada da palavra e conquista do tempo livre: uma entrevista com Jacques Rancière. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147002003
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Francieli Regina Garlet, Antônio Carlos Rodrigues Amorim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.