QUANDO AS LINHAS DAS MÃOS TOCAM A SEMENTE DA PALAVRA...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1434

Palavras-chave:

Refúgio, criação, educação

Resumo

Esse ensaio busca cartografar movimentos de pensamento/criação que se dão a partir de encontros com palavras, sementes, docências, linhas das mãos, de escritas e de vidas que atravessaram um percurso de pós-doutorado. A partir da noção de comum como encontro alegre, conexão que, pelo dissenso, aumenta as potências de agir, buscamos pensar que comunidades são possíveis de serem forjadas a cada vez a partir desses atravessamentos heterogêneos. Ao atentar não só ao que se cultivava nesse processo, mas também ao que se podia aprender/criar no contágio com o que escapava e pedia para traçar outras linhas, foram se forjando espaços de experimentação poética com palavras, sementes e germinações como modo de produzir refúgios para fabular mundos.

Biografia do Autor

Francieli Regina Garlet, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP/Brasil

Professora de Arte na Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba/SP. Pesquisadora do Programa de Pós-doutorado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação na Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), licenciada e bacharela em Artes Visuais pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do Laboratório de Estudos Audiovisuais - OLHO. Editora de seção da Revista Digital do LAV (RDLAV).

Antônio Carlos Rodrigues Amorim, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP/Brasil

Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na disciplina Cultura, Educação e Imagem. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência nesta mesma Universidade. Pós-Doutorado na Escola de Comunicação do Goldsmiths College da Universidade de Londres. Pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Membro Titular do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica/CAPES. Desde 2007 sou bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Atualmente, coordeno o Comitê de Assessoramento da Área de Educação (CA-ED) no CNPq.

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

Garlet, F. R., & Amorim, A. C. R. (2024). QUANDO AS LINHAS DAS MÃOS TOCAM A SEMENTE DA PALAVRA. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1434. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1434

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO