E EU NÃO SOU UM EDUCADOR?
AUTOETNOGRAFIA CRÍTICA SOBRE IDENTIDADE E DIFERENÇA DE UM PROFESSOR “HOMEM” NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1376Keywords:
Identidade e Diferença, Educação Infantil, AutoetnografiaAbstract
Apesar da presença da temática da identidade e diferença em pesquisas sobre educação no contexto brasileiro, carece o aprofundamento destes conceitos vinculados a figura do “homem” professor na Educação Infantil. Por conta dessa herança histórico-cultural, “homens” inseridos neste exercício profissional encontram dificuldades singulares, como o estranhamento pela escolha da profissão, associação a pedofilia, questionamentos diante da orientação sexual, olhares de suspeita e o preconceito. Assim, o objetivo é mencionar as experiências no percurso de atuação profissional de um professor “homem” na Educação Infantil por meio da autoetnografia tecendo considerações sobre os conceitos de identidade e diferenças associados a estes professores.
References
AMARAL, A.; BURITY, J. A. Inclusão social, identidade e diferença: perspectivas pós-estruturalistas de análise social. Annablume, 2006.
BALISCEI, J.; SAITO, H. T. I. Há um homem na educação infantil! masculinidades e ações pedagógicas de cuidados e educação de crianças. Revista Gênero, v. 21, n. 2, p. 296-320, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993. Acesso em: 1 jun. 2023.
BUTLER. J. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: n. 1 edições, 2019.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37. p. 12-23, 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v13n37/v13n37a05.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.
DAVEL, E. P. B.; OLIVEIRA, C. A. de. A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional. Organizações & Sociedade, v. 25, p. 211-228, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-9250852. Acesso em: 12 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-9250852
FERRARI, M. A. L. O papel da diferença na construção da identidade. Boletim de psicologia, v. 56, n. 124, p. 1-8, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432006000100002. Acesso em: 12 mar. 2023.
FERREIRA, A. B. de H. Minidicionário Aurélio: O dicionário da língua portuguesa. Editora Positivo, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GIFFIN, K. A inserção dos homens nos estudos de gênero: contribuições de um sujeito histórico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, p. 47-57, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000100011. Acesso em: 13 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000100011
HALL, S. Quem precisa da identidade? In: TADEU, T. T. (Org). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
HALL, S. Quem precisa da identidade? Vozes, 2008.
HOOKS, B. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.
JONES, S. H.; ADAMS, T.; ELLIS, C. Handbook of Autoethnography (Coleção Queer). 2013.
LOPES, J. R. Os caminhos da identidade nas ciências sociais e suas metamorfoses na psicologia social. Psicologia & Sociedade, v. 14, n. 1, p. 7-27, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822002000100002. Acesso em: 1 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822002000100002
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: vozes, 1997.
MOREIRA, A. F. B.; ARBACHE, A. P.; CARVALHO, M. D. S. Currículo, identidade e diferença: Embates na escola e na formação docente. Trevo, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ucp.br/seer/index.php/trevo/article/view/76/64. Acesso em: 1 fev. 2023.
NUNES, H. C. B. O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.48.2018.tde-07112018-141650. Acesso em: 2023-05-22. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-141650/en.php. Acesso em: 1 jun. 2023.
NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In.: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.). Educação Física Cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
OLIVEIRA, D. B. Filosofia, educação e a questão de identidade e diferença. Margens, v. 2, n. 3, p. 101-121, 2016. DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v2i3.3014
PASSEGGI, M.; NASCIMENTO, G.; DE OLIVEIRA, R. A. M. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, n. 33, 2016, pp. 111-125. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/349/34949131009.pdf. Acesso em: 10 de abr. 2023.
PIRES, V. L. Questões sobre identidade e diferença: tensão entre o mesmo e o outro. Fragmentum, n. 3, p. 11-30, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/download/6337/3832. Acesso em: 1 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/6337
ROCHA, L. O.; DE ARAÚJO, S. N.; BOSSLE, F. Autoetnografia, ciências sociais e formação crítica: uma revisão da produção científica da educação física. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 3, n. 4, p. 168-185, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/download/86851695/1025.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.
ROUANET, S. P. Identidade e diferença: uma tipologia. Sociedade e Estado, v. 9, n. 01 e 02, p. 80-84, 1994. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/download/43837/33520. Acesso em: 1 jun. 2023.
RUTHERFORD, J. Identity: community, culture, difference. Lawrence & Wishart, 1990.
SANTOS, S. V. S dos. Homens na docência da educação infantil: uma análise baseada na perspectiva das crianças. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qtkR9PYWdVKHcLybqCVpc7D/?lang=pt&utm_source=researcher_app&utm_medium=referral&utm_campaign=RESR_MRKT_Researcher_inbound. Acesso em: 1 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260077
SANTOS, S. M. A. A O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Plural: Revista de Ciências Sociais, v. 24, n. 1, p. 214-241, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6497/649770014013/649770014013.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.113972
SAYÃO, D. T. Relações de gênero na creche: os homens no cuidado e educação das crianças pequenas. G.T Educação das crianças de 0 a 6 anos -G.T. 07. Santa Catarina: UFSC, 2002. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/6740846/O-Papel-Positivo-Do-Homem-Na-Educacao-Das-Criancas. Acesso em: 11 de mai. 2023.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/1210/scott_gender2.pdf. Acesso em:10 out. 2022.
TADEU, T. S. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica, 2016.
TADEU, T. S. Identidade e diferença: impertinências. Educação & Sociedade, v. 23, p. 65-66, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300005. Acesso em: 1 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300005
VEIGA-NETO, A. Nietzsche e Wittgenstein: alavancas para pensar a diferença e a pedagogia. In: GALLO, S.; SOUZA, M. R. (Org.). Educação do preconceito: ensaios sobre poder e resistência. Campinas, Editora Alínea, 2004.
VIANNA, C. P. O sexo e o gênero da docência. Cadernos pagu, p. 81-103, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100003. Acesso em: 13 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100003
WOODWARD, K. et al. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais, v. 15, p. 7-72, 2000. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4284077/mod_resource/content/1/cap%C3%ADtulo%20I%20-%20Woodward%20-%20IDENTIDADE-E-DIFERENCA-UMA-INTRODUCAO-TEORICA-E-CONCEITUAL.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.
ZANELLO, V. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. Appris, 2018.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 RENAN MOTA SILVA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.