MOVIMENTO (AUTO)BIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL:

ADVANCES AND PERSPECTIVES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1270

Keywords:

Música, HISTÓRIA DE VIDA, Pesquisa (auto)biográfica

Abstract

The expansion of the debate about what is conceived as (auto)biographical direction in research and training processes has invited researchers to look at their methodological and epistemological designs with new questions. Music Education, in this context, has witnessed, especially in the last ten years, the advancement of this type of theoretical and methodological understanding for the study of its different problems. Thus, this report aims to document the activities carried out by the “Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil”. From this record, it is expected to invite the area to a joint debate on the limits and particularities of Music and Art, in general, for (auto)biographical research.

Author Biographies

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Música e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (GEMAB), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária.

Ziliane Teixeira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, Brasil

Professora Adjunta no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas, atuando nas áreas de Educação Musical e Estágio Supervisionado. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e Mestra em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (2011). Integra o Grupo de Pesquisas NarraMus, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Música da UFSM e co-lidera o Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (GECOM), vinculado ao Curso de Música da UFAL. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, pedagogia da música, pesquisas (auto)biográficas e saúde do músico. Representante da ABEM no estado de Alagoas.

References

ABREU, Delmary Vasconcelos de. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. 2011. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ABREU, Delmary Vasconcelos de. Narrativas de profissionalização docente em música: uma epistemologia política na perspectiva da Teoria Ator-Rede. Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n. 35, p. 125-137, 2015. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/527. Acesso em: 22 jun. 2023.

ABREU, Delmary Vasconcelos de. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 207-227, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5080. Acesso em: 22 jun. 2023

ABREU, Delmary Vasconcelos de. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-22, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0102/14185. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0102

ALMEIDA, Jéssica de. Biografia Músico-Educativa: Produção de Sentidos em meio à teia da vida. Tese. 368 p., Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2019.

ALMEIDA, Jéssica de. Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Revista da ABEM, v. 29, p. 178-198, 2021a. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/883/603. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM20212910

ALMEIDA, Jéssica de. Formação e experiência: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação. Revista Teias, v. 22, n. 64, p. 102-115. 2021b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/48697. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.48697

ALMEIDA, Jéssica de. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Revista Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 12 - 24, abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21612. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0103

ALMEIDA, Jéssica de; LOURO, Ana Lúcia. Biografia músico-educativa: aspectos teóricos e metodológicos. Revista da ABEM, v. 27, n. 42, p. 94-112, jan./jun., 2019. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/806. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2019a4205

ALMEIDA, Jéssica de.; LOURO, Ana Lúcia. O método biográfico e a formação de professores: um recorte do contexto brasileiro. In: VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2018, São Paulo, Anais [...]. Disponível em: https://viiicipa.biograph.org.br/wp-content/uploads/2019/02/12E1COM_COMP_Je%CC%81ssica-de-Almeida.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

ALVES, Gislene de Araújo. A construção da identidade profissional de licenciandos e música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Movimento (auto)biográfico da educação musical no Brasil: percorrendo brevemente sua primeira edição. Diálogos Sonoros, v. 1, n 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30965. Acesso em: 22 jun. 2023.

CRUZ, Pâmela Barroso de A.; ALMEIDA, Jéssica de. A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a Educação Musical: um estudo inicial. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021, online. Anais do XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/801. Acesso em: 22 jun. 2023

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. Sociologia – Problemas e práticas, n. 9, p. 171-177, 1991.

FIGUEIRÔA, Arthur de Souza. Construção de laços pelas experiências com as escolas Parque de Brasília: a história de vida de duas professoras de música. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

FIGUEIRÔA, Arthur de S.; ABREU, Delmary V. de. A história de vida de duas professoras de música das Escolas Parque de Brasília: construção de laços pelas experiências. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-16, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20898/14323. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0105

GAULKE, Tamar Genz. Aprendizagem da docência de música: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

GAULKE, Tamar G.; PONCIANO, Ana Clara da S.; AMORIM, Fernanda G. Traços de desenvolvimento profissional de professores de música: construção da docência e a significação das relações e das práticas na educação básica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-30, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21922/14542. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0110

GOMES, Karina B. Entre memórias e narrativas de vida desde a Escola de Aprendizes Artífices em Campos dos Goytacazes (RJ). Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-19, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0101/14298. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0101

GONTIJO, Millena Brito T. O movimento (auto)biográfico no campo da Educação Musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

ISRAEL, Missara F.; CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Atividades extensivas do Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil: ponderações teórico-metodológicas. Revista UFG, Goiânia, v. 22, p. 1-29. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/72968/39194. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.72968

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito… Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010.

LOPES, Mariana Fonseca. As dores e amores de tornar-se professora: minhas memórias de professora iniciante. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque; ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Conhecimentos produzidos a partir da pesquisa narrativa em educação musical. In: 6º Congresso Ibero-americano de Investigación Cualitativa, 2017. Anais [...], 2017, p. 920-929.

MADEIRA, Ana Ester C.; MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana Ester C.; MATEIRO, Teresa. Neologismos entre educação musical e a pesquisa (auto)biográfica. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1016/public/1016-4023-1-PB.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

MARQUES, Mônica L.; MADEIRA, Ana E. C.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-32, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21773/14545. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0108

MATEIRO, Teresa; AUDRÁ, Giulliana. Sentidos e significados para a escolha da profissão professora de música: por uma compreensão narrativa. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-18, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21920/14543. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0111

NATERA, Gislene. Professora de música e pesquisadora: reflexividade narrativa a partir dos bastidores de uma pesquisa. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-24, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21927/14498. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0109

NETO, Antonio Chagas. Tornar-se professor particular de violino: uma pesquisa biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

PASSEGGI, Maria da Conceição Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), v. XLI, p. 57-79, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/929/827. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p57-79.id929

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267/pdf. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, p. 6-26, 2017.

RICOEUR, Paul. Narratividad, fenomenología y hermenêutica. Anàlisis 25, p. 189-207, 2000.

NÓVOA, António. Apresentação: por que a história da educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.). 4. ed. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 9-13.

OLIVEIRA, Raimundo V. L. de; ABREU, Delmary V. de. Aspectos históricos da pesquisa em Educação Musical no Brasil pela perspectiva das trajetórias de vida-científica dos pesquisadores PQ. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-26, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20707/14324. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0106

PEDROLLO, Silani; MAFFIOLETTI, Leda de A. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-26, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22756/15008. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0113

QUEIROZ, Haniel Henrique V. de. ABREU, Delmary V. de. Abrindo horizontes para uma perspectiva musicobiográfica: um recorte analítico de uma pesquisa com três professores de música. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-25, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21745/14531. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0112

RASSLAN, Simone Nogueira. O sujeito-ator e a música na constituição de si: uma perspectiva narrativo – biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

RÖPKE, Camila Betina; MONTI, Ednardo M. G. do. (Auto)biografia e educação musical: produção de teses em Educação, História e Música entre os anos de 2015 e 2019. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 06, n. 17, p. 207-223, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9278/7953. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p207-223

SILVA, Maria Goretti Herculano. Ao tecer somos tecidos: (re)significando a docência na constituição do habitus em estudantes de Música – Licenciatura. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SOUZA, Jusamara V.; LORENZETTI, Michelle A. G. Biografia e Educação Musical: um estudo sobre as rotas formativas de quatro religiosos brasileiros. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-25, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21771/14520. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0107

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Identidades Musicais de Alunas de Pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. 176f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes”. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 63-68, 2004. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/348. Acesso em: 22 jun. 2023.

TORRES, Maria Cecília. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. Ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 644-657, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/38838. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV21-v13n2a2017-21

TORRES, Maria Cecília; LOURO, Ana Lúcia. Apresentação Dossiê Perspectivas da Pesquisa (Auto)biográfica em Educação Musical. Orfeu, v. 7, n. 1, np, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23051/15049. Acesso em: 22 jun. 2023.

VIEIRA, Karina Firmino. Ser professor de música de projeto social: um estudo com entrevistas narrativas (auto)biográficas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

VIEIRA, Karina F.; ABREU, Delmary V. de. Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-22, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20848/14322. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0104

WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

Published

04/12/2023

How to Cite

de Almeida, J., & Teixeira, Z. (2023). MOVIMENTO (AUTO)BIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: : ADVANCES AND PERSPECTIVES. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1270. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1270