PERIÓDICOS CIENTÍFICOS:

APROXIMAÇÕES SOBRE O SURGIMENTO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Authors

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)
  • Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1253

Keywords:

Academic-scientific knowledge sharing, Scientific journal, Revista da FUNDARTE

Abstract

We seek, through our experiences and thoughts, to transform into knowledge and, consecutively, into language what we know about ourselves, about others, about the world and about all the interrelations that we can establish between all of them. In this sense, in order to meet this special issue of the Revista da Fundarte, we present an excerpt from the Literature Review that integrates the proposal of a Doctoral Thesis in Education, developed with the Graduate Program in Education, of the Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, which seeks to understand how the editors of the Revista da ABEM perceive the impact of their actions, for the sharing of knowledge in Music Education in Brazil, given the reciprocity with the channels of interlocution, such as universities, researchers and teachers. When considering this context, our concern, in this space of reflection, consists in highlighting some historical and social aspects, both national and international, about the emergence of scientific publications, leading us to their evolution from the printed to the digital mode, expanding the possibilities of access to information and the scientificity of the knowledge disseminated; thus, arriving at the role of editors and the importance of publishing knowledge in scientific journals.

Author Biographies

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo; Bacharel em Música - Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música - Departamento do Theatro Municipal de São Paulo; e em Teclado, pelo Conservatório Musical In'Concert. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação, Educação Musical, Psicologia da Aprendizagem e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Cláudia Ribeiro Bellochio , UFSM

É professora titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro consultor do gt 24 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Educação. Foi membro da comissão editorial Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente compõe os conselhos editorias da Revista Educação (UFSM). OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educacao (UFPEL), Art Journal (ARJ) e Imagens da Educação. Foi presidente, editora e membro do Conselho Editorial da Revista da ABEM. Na Associação Brasileira de Educação Musical foi coordenadora regional, representante estadual e, no momento, é membro do conselho fiscal. Na ABEM e na ANPPOM tem coordenado comitês científicos dos eventos nacionais e regionais. É coordenadora do Projeto Museu do Conhecimento - SCIENTHIA (FINEP/UFSM). Nas UFSM. em 2012 recebeu concessão de Mérito Extensionista "Professor Mariano da Rocha Filho" e, em 2022, recebeu a premiação de Destaque em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, estágio supervisionado, educação, pedagogia e canto coral.

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Published

07/06/2023

How to Cite

Almeida, B. F. da C., & Ribeiro Bellochio , C. (2023). PERIÓDICOS CIENTÍFICOS:: APROXIMAÇÕES SOBRE O SURGIMENTO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1253

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