MINHA TRAJETÓRIA COMO DOCENTE EM MÚSICA NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E CONQUISTAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1244Keywords:
Educação Musical; escola básica; método autobiográfico.Abstract
O presente artigo busca refletir sobre as minhas primeiras experiências com a docência em música no ensino escolar. Através das narrativas, procurarei significar as transformações que foram acontecendo na escolha e realização das atividades diárias em sala de aula e suas repercussões no que diz respeito à valorização da música como área de conhecimento através da participação dos alunos, dos pais e da direção escolar. No que se refere aos fundamentos metodológicos, este trabalho se insere no campo do método autobiográfico, em que a produção das narrativas constitui o material empírico. Apoia-se teoricamente nos autores Finger e Nóvoa (2010) e Clandinin e Connelly (1995) como orientação metodológica e Garcia (2010), Pereira (2007), Tardif (2002) e Cancherine (2010) por tratarem sobre a iniciação ao trabalho docente.
References
CANCHERINI, Ângela (2010). El acompañamiento a los docentes noveles: prácticas y concepciones. II Congreso Internacional sobre profesorado principiante e inserción profesional a la docencia. Buenos Aires, 24 al 26 de febrero.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY (2004). Pesquisa Narrativa: Experiência e história em pesquisa Qualitativa. Uberlândia: EDUFU.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean (2004).Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes.
FERRAROTTI, F. (2010). Sobre a autonomia do método biográfico. In: A. NÓVOA, & M.FINGER, O Método (auto)biográfico e a Formação (p. 31-52). São Paulo: Paulus.
GARCIA, Carlos Marcelo (2010). O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. In: Form. Doc., Belo Horizonte, v. 03, n. 03, p. 11-49, ago./dez. Disponível em <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>
JOSSO, Marie-Christine. (2010) Da formação do sujeito...Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O Método (auto)biográfico e a Formação. Natal: Edufrn, p. 59-79
PEREIRA, Diniz (2007). Formação de professores, trabalho docente e suas repercussões na escola e na sala de aula. In: Educação & Linguagem, vol.10, n. 15, 82-98, jan.-jun.
TARDIF, Maurice. (2012). Saberes docentes e formação profissional. Maurice Tardif. 13 ed – Petrópolis, RJ: Vozes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fernanda Anders Zamin
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.