OLHAR PARA A PARTITURA DE SI MESMO

APRENDIZADOS BIOGRÁFICOS AO LONGO DA VIDA TECIDA COM MÚSICA

Authors

  • Michael Fragomeni Penna
  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1230

Keywords:

Biographical Learning, (Auto)biographical narratives, Experience with Music

Abstract

The article presents results of a research that aimed to understand how the experience with music becomes biographical learning in the formation of the subject throughout life. Through the methodology of (auto)biographical narratives, five adults participated in narrative interviews that enhanced the look at the 'score of oneself'. In their narratives, they reflected on life woven with music and the biographical lessons resulting from these experiences. As a theoretical foundation of the research, Alheit; Dausien (2006) and Delory-Momberger (2016) contribute to the reflection about life experiences in the construction of the mode of presence in the world and formation of the subject throughout life. Bowman (2020) was also a reference in the possibility of understanding a life woven with music in order to form ethical discernments in the individual through musical practice. From the interviews, units of thematic analysis emerged that conclude the potential of music for human development, contributing to expanding the possibilities of music education for the formation of the subject throughout life.

Author Biographies

Michael Fragomeni Penna

Fundador da Toccare Conexão Musical, Michael Fragomeni Penna é Bacharel em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como coordenador de projetos no programa Cultural e Educacional da Fundação Antonio Meneghetti, onde se destaca o projeto Estamos Juntos que realiza formação continuada para mais de 500 professores da rede pública de 12 municípios da região central do Rio Grande do Sul. Michael também atua como professor e regente da Orquestra Jovem Recanto Maestro, assim como professor titular da disciplina Arte e Cultura Humanista do Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti. Nos últimos anos desenvolveu trabalhos como violista da Camerata Ontoarte, junto da qual e da soprano Carla Maffioletti, realizou em 2016, uma turnê por vários estados brasileiros e a gravação de um CD com obras do compositor Vagner Cunha sobre poemas do artista italiano Antonio Meneghetti. Junto à Camerata Ontoarte, em 2018, tocou como violista, na turnê de estreia da ópera O Quatrilho. Também vem atuando como violinista do Conjunto de Câmara Recanto Maestro, participando em 2017, como grupo residente, do VI Festival de Música Barroca na cidade de Sucre-Bolívia. Desde 2007, Michael, atua como regente e professor de diversas orquestras jovens no Brasil e no exterior, destacando a atuação junto a Orquestra da Academia Nacional de Música Man Cesped (Cochabamba, Bolivia), Orquestra Jovem de Tarija (Tarija, Bolivia), IX Seminario Internacional Portuguesa (Acarigua, Venezuela), Canarinhos do Itapety (Mogi das Cruzes, São Paulo) e Orquestra de Sopros de Pindoretama (Pindoretama, Ceará).

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

É professora titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro consultor do gt 24 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Educação. Foi membro da comissão editorial Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente compõe os conselhos editorias da Revista Educação (UFSM). OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educacao (UFPEL), Art Journal (ARJ) e Imagens da Educação. Foi presidente, editora e membro do Conselho Editorial da Revista da ABEM. Na Associação Brasileira de Educação Musical foi coordenadora regional, representante estadual e, no momento, é membro do conselho fiscal. Na ABEM e na ANPPOM tem coordenado comitês científicos dos eventos nacionais e regionais. É coordenadora do Projeto Museu do Conhecimento - SCIENTHIA (FINEP/UFSM). Nas UFSM. em 2012 recebeu concessão de Mérito Extensionista "Professor Mariano da Rocha Filho" e, em 2022, recebeu a premiação de Destaque em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, estágio supervisionado, educação, pedagogia e canto coral.

References

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALHEIT, Peter. “Biografização” como competência-chave na modernidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 31-41, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/297. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36.297

ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/V7ZBJBjRgcZD976QMNpqdPp/?lang=pt&format=pdf. . Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100011

BIESTA, Gert J. J. A (re)descoberta do ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

BOWMAN, Wayne. The social and ethical significance of music and music education. Revista da Abem, [S. l.], v. 26, n. 40, p. 167-175, jan./jun. 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/791. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2018a4010

BOWMAN, Wayne. Reconceiving music and music education as ethical practices. Revista da Abem, [S. l.], v. 28, p. 162-176, 2020. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/1010. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM20202809

CET. Caderno de entrevistas narrativas. Santa Maria, 2022.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr., 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.31892/bpab2525-426X.2016.v01.n01.p133-147

FÁVERO, Maria Helena. Psicologia do gênero: psicobiografia, sociocultura e transformações. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

MACDONALD, Raymond A. R. MacDonald. Music, health, and well-being: A review. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, v. 8, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3740599/. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.3402/qhw.v8i0.20635

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Transformar cada escola em uma escola promotora de saúde. Guia de implementação, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381906. Acesso em: 19 novembro 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr., 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, v.17, n.44, p. 93-113, jan./mar., 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10267. Acesso em: 19 novembro 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50. jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411344

Published

31/08/2023

How to Cite

Fragomeni Penna, M. ., & Ribeiro Bellochio, C. (2023). OLHAR PARA A PARTITURA DE SI MESMO: APRENDIZADOS BIOGRÁFICOS AO LONGO DA VIDA TECIDA COM MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–23. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1230

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)