Performances and Platforms

Authors

  • Larissa Sanguine UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1205

Keywords:

Performance. Platform. Feminisms.

Abstract

This paper discusses the idea of knowledges production and scientific legitimization of feminist artistic performance productions as other knowledge productions, supported by artistic experiences of the author. The textual production for this reflection proposes a brief questioning about the masculinized ways foreshadowed by the scientific guidelines of patriarchy.

Author Biography

Larissa Sanguine, UERGS

Larissa Sanguiné é Atriz, performer, diretora de teatro brasileira, fundadora do COLETIVO QUÂNTICO, iniciou sua trajetória artística profissional em 1989. Graduada em Teatro e Mestra Profissional, ambas pela UERGS, e formada pelo TEPA. Professora e coordenadora pedagógica da Escola Casa de Teatro. Ministra cursos que investigam a teatralidade e a corporeidade, para crianças, jovens e adultos. Pesquisadora de performances artísticas com mulheres, através dos questionamentos de estudos feministas.

 

References

DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Disponível em: https://www.dicio.com.br/plataforma/. Acesso em: 10 dez. 2022.

ESTÉS, Clarissa P. Mulheres que correm com os lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

FISCHER, Stela Regina. Mulheres, performance e ativismo: a ressiginificação dos discursos feministas na cena latino-americana. 2017. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2017.

FISCHER, Stela Regina. A crescente disseminação dos estudos feministas e suas contribuições na pesquisa em Artes Cênicas dos estudos feministas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 296-310, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103332018296

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue – As vertigens do-pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fonte, 2013.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria e prática. São Paulo: Elefante, 2020.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da Opressão das Mulheres pelos Homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações contemporâneas dos desejos. Porto Alegre: Sulina, 2011.

ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2013.

Published

31/08/2023

How to Cite

Sanguine, L. (2023). Performances and Platforms. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–16. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1205

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.