IMAGEM, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO EM ARTE

RELAÇÕES COLETIVAS, INDIVIDUAIS E CRÍTICAS

Authors

  • Sabrina Esmeris Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1200

Keywords:

Imagem, Imaginário, Educação

Abstract

The article approaches, firstly, the relations between images and collective imaginaries, and then discusses processes of individual readings, even if these are related to the imaginary or culture of a group. Afterwards, the discussion is brought to the scope of education to reflect on the benefits of working with the image or with audiovisual at school in accordance with the field of visual culture as to reflect on the role of Art as a subject. Finally, it is concluded that if images are permeated by imaginaries, their strength and potential impact must be considered. For this reason, the subject is a necessary guideline for the field of art education so that a critical position can be established in relation to images.

Author Biography

Sabrina Esmeris, Universidade Feevale

Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Foi servidora do Município de Porto Alegre, atuando como professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente, é educadora de Artes Visuais na Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

References

BUCHMANN, Luciano. As imagens de Rosângela Rennó. DVD. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2005.

COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

DUBOIS, Philippe. Máquinas de imagens: uma questão de linha geral. In: DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory. A nova arte. Disponível em: https://asno.files.wordpress.com/2009/06/duchamp.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1999.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. (Entrevista) In: Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 15, agosto. 2001. Disponível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/famecos/article/viewArticle/285. Acesso em: 14 dez, 2022.

MEME. Definição. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/meme/#:~:text=Na%20internet%2C%20a%20express%C3%A3o%20%E2%80%9Cmeme,das%20redes%20sociais%20ou%20f%C3%B3runs. Acesso em: 14 dez. 2022.

NUNES, Luciana Borre. Cultura visual: travessias, provisoriedades e encontros em processos de ensinar e aprender. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: aprender...pesquisar...ensinar... Santa Maria: Editora UFSM, 2016.

RENNÓ, Rosangela. Hipocampo. Imagem. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra15673/hipocampo. Acesso em: 14 dez. 2022.

RENNÓ, Rosangela. Hipocampo. Imagem. Disponível em: http://www.rosangelarenno.com.br/obras/view/42/1. Acesso em: 14 dez. 2022.

ROLDÁN, A.G. Videoarte y educación. In: Videoarte en contextos educativos. Granada: Universidad de Granada, 2012. (tesis doctoral).

TIKTOK. Definição. Disponível em: https://tecnoblog.net/337651/o-que-e-tiktok/#:~:text=O%20TikTok%20(iOS%2FAndroid),cortes%20e%20usar%20a%20criatividade. Acesso em: 14 dez. 2022.

VICCI, Gonzalo. Imagens e corpos adolescentes: proposta de abordagem a partir da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: aprender...pesquisar...ensinar... Santa Maria: Editora UFSM, 2016.

VITELLI, Celso. Estação adolescência: identidades na estética do consumo. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2002.

YOUTUBER. Definição. Disponível em: https://www.infoescola.com/internet/youtuber/. Acesso em: 15 dez. 2022.

Published

31/08/2023

How to Cite

Esmeris, S. (2023). IMAGEM, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO EM ARTE: RELAÇÕES COLETIVAS, INDIVIDUAIS E CRÍTICAS. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–13. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1200

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.