FORMAÇÃO DOCENTE

MOVIMENTOS, NARRATIVAS DE SI E LEMBRANÇAS DE BOLSISTAS DE UM SUBPROJETO PIBID/MÚSICA

Authors

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista IPA

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1153

Keywords:

Narrativas de si. Estudos (auto)biográficos. PIBID/Música

Abstract

This article aims to present self narratives of scholarship holders from a PIBID/Music as subproject and to dialogue with colleagues in the area who acted and act as teachers and/or coordinators of PIBID subprojects in different school contexts, in order to think about practices pedagogical musicals planned and carried out in these spaces in the process of teacher education. Narratives of Edelvais, Erva-doce and Azaléia, three sholarships, were selected that compose a web of narratives intertwined with teaching experiences. The theoretical framework that supports these reflections is anchored in authors from the (auto)biographical field, education and music education, such as Passeggi, Bragança, Larrosa, Abreu, among others

Author Biography

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Centro Universitário Metodista IPA

Docente aposentada do Centro Universitário Metodista IPA. Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado Sandwiche- na University of Queensland/School of Education/Au (2003), sob a orientação do Prof. Allan Luke. Desde 1997 é pesquisadora do grupo EMCO - Educação Musical e Cotidiano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGMúsica-UFRGS (CNPq), sob a coordenação da profa. Dra. Jusamara Souza. Atuou como educadora musical na escola de educação básica por mais de 20 anos na educação infantil e ensino fundamental. Foi coordenadora do Curso de música - Licenciatura do Centro Universitário Metodista IPA (desde janeiro de 2011 a janeiro de 2014) e atuou como professora do curso de música do Centro Universitário Metodista IPA desde 2008 até julho de 2019. Entre 2003 e 2008 foi professora e coordenadora de Ensino dos Cursos de Pedagogia da Arte (Fundarte/UERGS) Montenegro . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, atividades musicais, formação inicial e continuada de professores, arteterapia na educação e identidades musicais com narrativas de si e pesquisa (auto)biográfica. Foi Editora da Revista da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) nas gestões 2005-2007 e 2009-2011.e presidente do Conselho editorial da ABEM nas gestões 2007-2009 e 2011-2013. Foi coordenadora do Subprojeto Música do Projeto PIBID-IPA-CAPES de agosto de 2012 a julho de 2017. Foi coordenadora Institucional do PIBID/CAPES/IPA de julho de 2017 a fevereiro de 2018. Professora convidada dos grupos de Pesquisa GEMAB/Grupo de Pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia( UnB/CNPq) e NARRAMUS (PPGEDU/UFSM).

References

ABREU, D. V.; MUNHOZ, S. C. O PIBID como espaço de formação, memórias e narrativas de coordenadoras da UnB. In: VICENTINI, P. P., CUNHA, J. L. & CARDOSO L. M. (Org.). Experiências formativas e práticas de iniciação à docência. Curitiba: Editora CRV,2016.

ALMEIDA, J.. LOURO, A. L. Biografia Músico-Educativa: aspectos teóricos metodológicos. Revista da ABEM, v. 27, n. 42, 2019. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2019a4205

Antunes, B. A., Fernandez, C. C., Haas, E., Claudio, F. P., Gularte, J. L., Junior, S., & Torres, MCA. Observações, planejamentos e práticas musicais de um grupo de bolsistas PIBID-Música: entre reflexões e ações na Escola. Revista Da FUNDARTE, (29), P. 34–49, 2015.

BRAGANÇA, I. F. Pesquisa-formação e histórias de vida de professoras brasileiras e portuguesas: reflexões sobre tessituras teórico-metodológicas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 37-48, ago./dez. 2009.

DELORY-MOMBERGER, C.. A condição biográfica – ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012

GARBOSA, L. W.. Narrativas (auto)biográficas e formação docente: o PIBID como dispositivo grupal de formação docente. In: VICENTINI, P. P., CUNHA, J. L.& CARDOSO, L. M. (Orgs.). Experiências formativas e práticas de iniciação à docência. Curitiba: Editora CRV, 2016.

GUMS, L. M. A Formação de Licenciandos em Música: Perspectivas dos alunos bolsistas sobre a participação no PIBID. In: SCHAMBECK, R. F.; FIGUEIREDO, S. L. & BEINEKE, V. (Orgs.). Processos e práticas em Educação Musical. Belo Horizonte: Fino Traço, p.87-100, 2019.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n.19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

MAFFIOLETTI, L. A.; ABRAHÃO, M. H. Significações acerca de si mesmo por meio das narrativas sobre a experiência musical. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 1, p. 42-58, jan./abr. 2016.

MELLO, I. S.; AGUIAR, F. M.; SANTOS, J. B.; OLIVEIRA, L. P.; BITTENCOURT, M. A. & FRANZONI, T. M. O que é escrita performativa? DAPesquisa, Florianópolis, vol.15, p.01-24, out.2020. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0015

NOVOA, A.; FINGER, M. O Método (auto)biográfico e a formação. São Paulo:Paulus; Natal: EDUFRN, 2010.

PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa(auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 34, n. 2, p. 369-386, maio/ago, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017

PASSEGGI, M. da C. Reflexividade Narrativa e Poder Auto(trans)formador. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018

PASSEGGI, M. da C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

SOUZA, E. C.; PASSEGGI, M. da C. (Orgs.). (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN/São Paulo: Paulus, 2008.

Published

31/08/2023

How to Cite

Torres, M. C. de A. R. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE: MOVIMENTOS, NARRATIVAS DE SI E LEMBRANÇAS DE BOLSISTAS DE UM SUBPROJETO PIBID/MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–17. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1153

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.