Chão de Memórias

disruption to a disobedient art teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1143

Keywords:

Chão de Memórias; ensino de arte; currículo escolar; metodologias desobedientes

Abstract

This article intertwined different pedagogical perspectives on the teaching of Art/Theater and its consequences as disobedient agents of the school curriculum. From the stories and experiences that cross and constitute the two artist-educator-researchers - Eleni Souza Nobre and Iracy Vaz -, it was reflected on how the discipline of Art and teacher training influence the student's experiences in the school space. The speeches and actions presented summon us to positions that value and stimulate the production of knowledge and methodologies in art as a space for ruptures and resistance against normativities and colonialities, creating intersectional zones between learning, methodologies, planning and teaching.

Author Biographies

Andre Luís Rosa, Universidade Estadual de Maringá

Ator/Dançarino/Performer, Professor e Pesquisador em Artes da Cena. Professor Adjunto da Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Estudos Artísticos - Teatrais e Performativos - pela Universidade de Coimbra/Portugal. Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas (Dança e Teatro) - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desenvolve pesquisas (teóricas e práticas) que convocam dissidências epistêmicas, sexuais, linguísticas, espirituais e raciais entre a Performance e a Pedagogia (Estudos da Performance, Arte da Performance, Pedagogia Crítica, Teoria Queer, Estudos Feministas e Estudos Anticoloniais). Seu percurso como docente de teatro, dança e performance inclui as seguintes Universidades Federais: UFBA, UFS, UFSM e UFRGS, e a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Integrou alguns coletivos artísticos, dentre os quais se destacam: Núcleo Vendaval, Trupe Trapo, Teatro Gente-de-Fora-Vem, NuMiollo e Família Varnel. Em 2015, fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) - aliado ao Grupo de Pesquisa Protocolos de Convivialidade: performance, pedagogia e saberes anticoloniais (CNPq e UEM) - que abrange um conjunto de pessoas e atividades de diferentes campos de investigação cultural, política e linguística, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em performance, dança, teatro e pedagogia, atuando na produção de espetáculos, performances, oficinas/workshops, assessoria artística/cultural e curativa.

Gabriel Fajonni Marcelino, Secretaria de Educação de Presidente Prudente/SP

Ator, artista e professor formado pelo curso de Artes Cênicas -  Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como professor na Rede Pública Estadual de São Paulo.

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Published

14/12/2022

How to Cite

Luís Rosa, A., & Fajonni Marcelino, G. . (2022). Chão de Memórias: disruption to a disobedient art teaching. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1143

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