VOZ E IMAGEM

INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO E PODER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1131

Keywords:

Artes Visuais., Linguagem, Texto, Semiótica, Teoria da Recepção

Abstract

The article contextualizes a semiotics of the signs presented in the panel Cantos de Esquina (2019) by contemporary artist Maxwell Alexandre. The artist in question addresses the representation of the black population. The panel is understood as a non-verbal text exposed to be read by the observer, whose reading can be at three levels: comprehensive, analytical and interpretive. During the reception process, the interpretant constructs meanings conditioned by the mental ones he has, as well as by the performance in the interpretive act.

 

Author Biographies

Maria Célia Azevedo Lopes, Universidade Feevale

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale). Professora de História no Ensino Fundamental e Bibliotecária no Instituto Rio Branco (São Leopoldo)

Ernani Mügge, Feevale

Doutor em Literatura brasileira, portuguesa e luso-africana (UFRGS), com pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). Pesquisador e professor no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale).

Juracy Assmann Saraiva, Feevale

Pós-Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale, da FAPERGS e do CNPq.

References

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Apicuri, 2016.

INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, Eni P. LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (orgs.) Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes Editores, 2006. p. 10-15.

ISER, W. O jogo do texto. In: JAUSS, H. R. et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2005.

SARAIVA, Juracy A. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, Juracy A.; MÜGGE, Ernani [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre, Artmed, 2006.

Published

14/12/2022

How to Cite

Azevedo Lopes, M. C. ., Mügge, E. ., & Assmann Saraiva, J. (2022). VOZ E IMAGEM: INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO E PODER. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1131

Similar Articles

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.