When be the turn of Slum, entire city will sing

Crossings between empowerment, art and education thought marginalized youths

Authors

  • Deni Elliot Noronha Lopes UFC
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1098

Keywords:

Youths, Empowerment, Arts

Abstract

Considering the idea of youths, crossed for yours social and historical aspects, the present study deal with the questions about youths in social vulnerability, most specifically, about empowering, thinking from the place of art as an impact tool. Thereby, the present paper has as proposed questioning the education, art and empowering field, in a wide way connected, thinking, moreover, in the aesthetic field and social subversion. To this end, the discussions was built up with authors of different fields as Freire (2019), Hooks (2018) e Berth (2019). In our work be thought routes thru art and education to promote sharing spaces of artistic creation with and to young people, something demanded from them and thinking in an educational and artistic practice that addresses to social questions and stands in an education to freedom and critical view about the world.

Author Biographies

Deni Elliot Noronha Lopes, UFC

Mestre em psicologia e políticas públicas pela Universidade Federal do Ceará, mesma universidade onde cursou bacharelado em Psicologia. Atua como Técnico de Referência em Psicologia no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Dona Mimosa Pinto em Reriutaba/CE. Membro do Pesquisamus (Grupo de pesquisa em educação, artes e música) desde 2016. Pesquisa o campo das artes, educação, gênero e psicologia. Ilustrador e autor da HQ Nós.

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) , Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), desfrutou de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal durante o ano de 2005 e concluiu o Doutorado em Filosofia na UFMG (2007). É professora da UFC/Sobral desde 2007, sendo responsável pelo setor de estudos 'Filosofia Geral'. Faz parte do quadro docente do Mestrado Profissional em Artes (UDESC/UFC) e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (UFC). Ministra diversas disciplinas vinculadas à filosofia nos cursos de graduação em Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, além de colaborar com o curso de licenciatura indígena da UFC (KUABA). Coordena dois projetos de extensão nos quais filosofia e arte são associadas em vistas do desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade dos beneficiados.Suas pesquisas atuais situam-se nas interfaces entre filosofia, educação e arte. Por sua aproximação com esses foi aceita como Professora Visitante da Simon Fraser University (SFU) em Vancouver/Canadá pelo período de agosto de 2014 à agosto de 2015. Desde então, tem coordenado pesquisa binacional (Brasil-Canadá) e composto a equipe de outras investigações em parceria com pesquisadores canadenses de diferentes províncias. É membra dos grupos de pesquisa: PESQUISAMUS (Brasil) e MODAL (Canadá) e faz parte do núcleo de sustentação do GT Hobbes da ANPOF.

References

ABRAMO, Helena W.; FACCHINI, Regina. Relatório Juventude e integração sul-americana: diálogos para construir uma democracia regional. São Paulo, Pólis, 2008. Disponível em: <http://www.juventudesulamericanas.org.br/index.php/biblioteca/doc_download/44-juventude-e-integracaosulamericanadialogos-para-construir-uma-democracia-regional-brasil> Acesso em: 23 de março de 2019

ALPIZAR, Lydia; BERNAL, Marina. La Construcción Social de las Juventudes. Última década, Santiago, v. 11, n. 19, p. 105-123, nov. 2003. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-22362003000200008&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 22 de março de 2019. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362003000200008. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-22362003000200008

BERTH, Joice. EMPODERAMENTO. São Paulo: Pólen, 2019. 184 p.

BRESLER, L. Dancing the curriculum: exploring the body and movement in elementary schools. IN: BRESLER, L. (Ed.) Knowing bodies, moving minds: towards embodied teaching and learning. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004, p.127 – 151. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-2023-0_9

COIMBRA, Cecília; BOCCO, Fernanda; NASCIMENTO, Maria Livia do. Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos brasileiros de psicologia, Rio de Janeiro, v. 57, n. 1, p. 2-11, jun. 2005. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672005000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: em 22 de mar de 2019.

FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes; CHAGAS, Marlúcia; LEÃO, Marcos Paulo. Práticas musicais na periferia de Fortaleza como formação humana e musical. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho; ROGÉRIO, Pedro; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo (Org.). Educação Musical: Reflexões, experiências e inovações. Fortaleza: Edições UFC, 2015

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GOMES, Rita Helena Sousa Ferreira. Convite à perversão. Opus, Porto Alegre, v.21, n. 1, p. 101-118, 2015a

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Ed 2. São Paulo: WMF Martins e Fontes, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Documentação do Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Acesso em: 22 de setembro de 2020. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=26&uf=23>

LINHARES, Ângela Maria Bessa. O tortuoso e doce caminho da sensibilidade: um estudo sobre Arte e educação. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1999.

MARCUSE, H. One-dimensional man: studies in the ideology of advanced industrial society. 5a.ed. Boston: Beacon press, 1968.

OLIVEIRA, Júlia Ribeiro de; SILVA, Lúcia Isabel C.; RODRIGUES, Solange S. Acesso, identidade e pertencimento: relações entre juventude e cultura. Rio de Janeiro: Democracia Viva, n. 30, 2006.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Novos conteúdos nas periferias urbanas das cidades médias do Estado de São Paulo, Brasil. Investigaciones Geográficas, México, n. 54, p. 114-139, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-46112004000200008&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 22 de março de 2019.

Published

29/08/2022

How to Cite

Noronha Lopes, D. E., & Sousa Ferreira Gomes, R. H. (2022). When be the turn of Slum, entire city will sing: Crossings between empowerment, art and education thought marginalized youths. Revista Da FUNDARTE, 50(50). https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1098